Na manhã desta terça-feira, 3, técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, acompanhados pelas equipes da Defesa Civil Municipal, realizaram visitas às casas afetadas pelo forte vendaval do dia 8 de janeiro, no Jardim Taquari. As vistorias e orientações servem para finalização de relatório técnico da Prefeitura de Palmas para consolidação de recursos junto ao Governo Federal para famílias atingidas
.jpeg)
O coordenador-geral de Reestabelecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Thiago Monico, destacou que após essas visitas e levantamento de informações para o relatório técnico, o órgão terá um panorama preciso do desastre natural que causou danos a mais de 570 imóveis. "Realizamos o trabalho de campo para verificar algumas situações pontuais e prosseguir com os trabalhos de orientação", disse, acrescentando que com a consolidação de informações para o documento, o próximo passo será a solicitação dos recursos junto ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Na quarta-feira, 4, está prevista a realização de uma capacitação da comitiva nacional direcionada à equipe técnica da Defesa Civil Municipal.
Ação Social
Segundo o secretário-executivo de Ação Social, Amilson Rodrigues, o trabalho de atendimento com ações emergenciais primárias para o retorno da dignidade das famílias afetadas, está sendo concluído pela Prefeitura de Palmas.
O gestor explica que a atuação do município diante da situação dos danos do desequilíbrio climático entra agora em uma nova etapa. "A comitiva técnica tem nos ajudado muito nesta nova fase do trabalho, com orientações para que tenhamos decisões assertivas e que visam atender os critérios para captação financeira do Ministério para ajudar nas ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução das casas destruídas ou interditadas definitivamente em função do desastre", concluiu o secretário.