Menu
Redes sociais

Trabalhadores do SUS de Palmas participam do Congresso Brasileiro de Hansenologia no Pará

Evento irá debater as ações para diagnóstico precoce e controle da doença no Brasil

Trabalhadores do SUS de Palmas participam do Congresso Brasileiro de Hansenologia no Pará

Data da publicação: 08/11/2017


Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas participam em Belém (PA) do 14º Congresso Brasileiro de Hansenologia, que ocorre no período de 8 a 10 de novembro, no Hangar da capital paraense, com tema central: Hanseníase: o Brasil precisa falar e agir sobre isso!

 

O 14º Congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) apresentará e irá debater as ações para diagnóstico precoce da hanseníase e para o controle da doença no Brasil.

 

Segundo o presidente da SBH, Marco Andrey, neste momento de grande dificuldade econômica, e pouca inserção do tema na sociedade civil, torna-se essencial a busca de apoiadores para realização deste encontro de profissionais que lidam de corpo e alma com a hanseníase no País. “O contínuo e elevado número de casos novos detectados, mais de 30 mil/ano, a heterogeneidade desses índices dentre as regiões do País, o número de crianças menores de 15 anos com a doença e elevados percentuais de grau 2 de incapacidade funcional nos estados de baixa prevalência, além de prevalências alarmantes em regiões ditas não endêmicas há muito, são indicadores que nos colocam em alerta quanto à realidade endêmica no Brasil”, destaca.

 

Para o secretário da Saúde de Palmas, Nésio Fernandes, que está acompanhando o grupo de trabalhadores da saúde da Capital no 14º Congresso, a I Conferência Nacional Livre – Vigilância em Saúde com ênfase em Hanseníase realizada em Palmas, no último mês de outubro, deixou entre os participantes o sentimento de que muitos são os desafios para a real eliminação da doença no País, mas a união entre todos gestores e profissionais de saúde, movimentos sociais e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser o diferencial na implementação de ações que tragam o resultado esperado. “Todos os trabalhadores do SUS e usuários qualificaram muito as discussões durante estes últimos meses, e não tenho dúvidas que grandes transformações virão. Vamos nos juntar aos colegas no Congresso em Belém para dar a nossa contribuição”, disse o secretário Nésio Fernandes.​