
Coronavírus: Semus disponibiliza atendimento telefônico para tirar dúvidas da população
Serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus)
ativou nesta quinta-feira, 19, o serviço de atendimento telefônico “Disque
Coronavírus Palmas” com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população sobre
a pandemia mundial. Os números disponíveis para receber as ligações são (63)
3218-5643 e 3218-5458.
Os atendimentos serão realizados de
segunda a sexta-feira, no períodos de 7 às 19 horas. Os profissionais da Semus
estarão à disposição para informar a respeito dos sinais e sintomas da
Covid-19, orientar sobre quando as pessoas devem procurar os serviços de saúde
e receber notificações de casos suspeitos de infecção pelo vírus.
Disque Saúde 136
O Ministério da Saúde também oferece
atendimento via telefone em todo o território nacional por meio do Disque Saúde
136, esclarecendo acerca do coronavírus e de outros assuntos relacionados à
área da saúde.
Outra
maneira de sanar dúvidas e adquirir informações confiáveis é através do
aplicativo ‘Coronavírus SUS’, também disponibilizado pelo Ministério da Saúde
nos serviços de download App Store e Play Store.
Quando procurar a unidade de
saúde?
A Diretora de Vigilância em Saúde de
Palmas, Marta Malheiros, esclarece que em um quadro leve, apresentando coriza e
mal-estar, não é necessário ir à unidade de saúde. Mas se tiver febre, tosse,
associadas ao contato com uma pessoa infectada ou histórico de viagem para
locais onde há casos confirmados do
Covid-19, deve-se procurar um Centro de Saúde da Comunidade para avaliação
clínica. Levando em conta o mesmo quadro, incluindo falta de ar, a pessoa deve
ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) rapidamente.