
Covid-19: atendimento da Rede de Atenção à Saúde de Palmas passa por reestruturação para enfrentamento da pandemia
Pacientes que não se encaixem nos critérios de emergência serão encaminhados aos Centros de Saúde da Comunidade mais próximos de suas casas
Diante do crescimento na
procura por atendimentos na rede pública de Saúde, em consequência do cenário
epidemiológico provocado pelo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal da
Saúde de Palmas (Semus) realizou alterações na organização e no funcionamento
da Rede Municipal de Saúde. Foram necessárias mudanças nos horários de
atendimento, procedimentos e alguns serviços eletivos, os quais não requerem
urgência, podendo ser suspensos temporariamente para que os profissionais de
saúde possam receber com prioridade os casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.
Durante este período, as
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) só irão atender os pacientes
classificados como vermelho, laranja, amarelo e verde (que se enquadrem com
urgência e emergência). Os pacientes que não se encaixem nos critérios de
emergência serão encaminhados para os Centros de Saúde da Comunidade mais
próximos de suas casas.
Quem apresentar sinais e
sintomas que indicam possível contaminação pelo coronavírus, ou que tiver
mantido contato próximo com algum caso confirmado, a recomendação é que entre
em contato primeiramente com o Disque Zap Coronavírus da Saúde pelos telefones:
3218-5643 e 3218-5458 (fone e Whatssap) para receber orientações e informações,
bem como o direcionamento para o serviço de saúde mais adequado para o
atendimento.
Para o secretário da Saúde,
Daniel Borini, a palavra de ordem é não aglomerar. “Por isso fizemos alterações
necessárias em todos os atendimentos de Saúde”. As medidas também têm o
objetivo de desafogar o fluxo nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e
organizar a demanda de acordo com a classificação de risco de cada usuário,
disse o gestor.
Centros
de Saúde da Comunidade
Os horários de atendimento
nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) foram ampliados para acolher a
demanda espontânea dos usuários que apresentem sinais e sintomas respiratórios
e/ou gripe. Desta forma 26 CSCs tiveram seu horário de funcionamento estendido
e ininterruptamente das 7 às 19 horas. Outros quatro CSCs vão funcionar até as 21 horas (Arno 41, Arse 82, Albertino Santos/Arse 101, Valéria Martins/Arse 122). Somente quatro CSCs manterão o atendimento normal até as 18 horas, os
localizados em Taguaruçu Grande, Buritirana, Santa Bárbara e Alto Bonito.
Ao chegar ao CSC, a triagem
do paciente é feita na recepção, obedecendo dois metros de distância entre o
atendente. Em caso de síndrome respiratória ou gripal é fornecida máscara e,
então, o paciente é encaminhado para atendimento médico.
Nos CSCs foram preparados um
ou mais consultórios para servir exclusivamente ao atendimento de pessoas com
sintomas respiratórios (conforme necessidade apontada pelo número de casos).
Nesse ambiente, ficam disponíveis lenços de papel para a higiene nasal e álcool
a 70%, além de lixeira específica para descarte do lixo contaminado.
Os casos suspeitos são
notificados, medicados e orientados a permanecerem em isolamento domiciliar e
social. Após este primeiro atendimento uma equipe multidisciplinar faz o
acompanhamento e monitoramento do estado de saúde do paciente via telefone.
As demandas programadas e ou
agendadas como (pré-natal, hipertensos e diabéticos entre outros) foram
priorizadas e tiveram uma reorganização dos fluxos, de forma a evitar
aglomerações de pessoas no Centro de Saúde.
Atendimento
domiciliar
As visitas domiciliares pela
Equipe de Saúde da Família Multiprofissional serão previamente avaliadas e
classificadas por critério de prioridade e necessidade.
Medicamentos
e troca de receita
Quanto aos medicamentos de
uso contínuo, os pacientes poderão fazer a retirada nas Farmácias Municipais
localizadas na Policlínica de Taguaralto – setor Vale do Sol e nos nos Centros de Saúde das Arno 71 , Arse 13, Arso 41, Aureny III, Taquari e Taguaruçu e Arse 122.
Já a troca de receita poderá
ser realizada nos Centros de Saúde da Comunidade de referência do usuário.
Centros
de Atenção Psicossocial (Caps)
O Centro de Atendimento
Psicossocial (Caps II) funcionará das 07 às 13 horas, com capacidade reduzida e
atendimento somente nos casos classificados como grave. Os pacientes que fazem uso de medicação
injetável irão receber a medicação em domicílio, caso o usuário deseje tirar
dúvidas basta entrar em contato com o serviço no horário de funcionamento,
pelos telefones 3218-5247 ou 3218-5421. Já o Caps AD permanece com o
atendimento por 24 horas.
Serviços
Especializados (ambulatoriais)
Foram suspensas parcialmente
e temporariamente as consultas e exames/procedimentos eletivos na rede
municipal. Caso o usuário deseje informações e ou esclarecer dúvidas, basta
entrar em contato com o setor de Regulação da Semus, pelos telefones 3218-5400
/ 5592.
Serviços
Odontológicos
Os atendimentos de
odontologia eletivos (agendados) estão suspensos em todas as unidades do
município e continuam apenas os atendimentos nos casos de urgência e
emergência. A suspensão leva em conta a proteção do profissional e da população
devido ao grau de exposição e risco de infecção por vírus. A mudança alcança os
centros de Saúde e também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Consultório
na Rua
A Equipe do Consultório na
Rua, além do cumprimento das rotinas quanto às medicações supervisionadas e
demais ações às pessoas que estão em situação de rua, em parceira com a
Secretaria de Desenvolvimento Social, também desenvolve uma ação intersetorial
que visa disponibilizar alimentação para essa população, com entrega de marmita
e a oferta de kits de higiene com as orientações sobre a importância da correta
higienização corporal, bucal e das mãos.