CRAS da 1.206 Sul realiza Dia da Intervenção entre Mães e Filhos
A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na tarde dessa quinta-feira, 24, um dia de integração entre mães e filhos no Cras da 1.206 Sul. O objetivo do evento foi promover um envolvimento efetivo de toda a comunidade e trabalhar a integração familiar e comunitária através de várias atividades lúdicas e educacionais. Cerca de 150 pessoas participaram das atividades desenvolvidas pelas estagiárias de Serviço Social da Unitins, juntamente com a equipe técnica dos Cras.
O evento contou com uma palestra ministrada pela doutora, Elma Carneiro, sobre os princípios básicos de higiene e os cuidados diários preventivos que vão desde uma boa escovação ao uso correto do fio dental. Já em um segundo momento as crianças se divertiram com apresentação de teatro e brincadeiras organizada pela equipe técnica do Cras. Durante o encerramento houve sorteio de presentes para as mães e distribuição de kits com produtos de higiene e brindes para as crianças, além de um delicioso lanche servido no encerramento.
A estagiaria, Nizete de Almeida Andrade, destacou a importância do projeto Mães e Filhos. “O evento propicia que pais e mães tenham tempo para conversar, dar carinho e brincar com seus filhos, coisas simples que fogem devido à correria do dia a dia. Essas são experiências que vamos guardando em nossa bagagem, uma vez que o estágio é um campo de treinamento, um espaço de aprendizado do fazer concreto do Serviço Social, quando um leque de situações e de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o futuro de nossas carreiras”, destacou Nizete .
A coordenadora do CRAS, Mara Andalecio Paniago , destacou que as atividades de acompanhamento das famílias, com a equipe do CRAS, realizam um diagnóstico da realidade local, por meio de entrevistas com as famílias, visitas domiciliares e grupos de acompanhamento. “Em todas as atividades desenvolvidas pelo CRAS, são colhidas informações importantes sobre as vivências de cada família como: seus valores, crenças, particularidades que serve para a adequação da oferta de serviços sociais na localidade as suas necessidades. Eventos como esse funciona como instrumento integrador das políticas no âmbito local, desenvolvidos para atender de forma otimizada às famílias vulneráveis do município”, disse.