
Cras de Palmas contarão com Guia de Orientações para Segurança Alimentar e Nutricional
Iniciativa integra o plano de ação para fortalecer as políticas públicas de combate à fome e a insegurança alimentar no município de Palmas
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria-Executiva de Segurança Alimentar, que integra a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, promoveu nesta segunda-feira, 24, na Escola de Governo de Palmas (EGP), uma oficina com os trabalhadores dos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital para apresentar o Guia de Orientações para Segurança Alimentar e Nutricional no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O Guia é resultado de um Plano de Ação da Secretaria para fortalecer as políticas públicas de combate à fome e a insegurança alimentar no município de Palmas. A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, destacou a importância dessa iniciativa para aprimorar os atendimentos nos equipamentos públicos. “O público nos Cras é formado principalmente por pessoas em situação de vulnerabilidade social e uma alimentação adequada é muito importante para a prevenção de doenças, dentre outros benefícios. Esse guia servirá como referência para nossos técnicos”.
Inicialmente o material será direcionado para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Por meio do guia, vamos levar as ações de educação nutricional que poderão ser desenvolvidas no cotidiano dos atendimentos”, explicou o secretário-executivo de Segurança Alimentar, Felipe Coelho.
Com a supervisão da Secretaria-Executiva de Segurança Alimentar, o material foi elaborado em conjunto com a nutricionista Gabriela de Sá, apresentado na disciplina de estágio supervisionado do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Reconhecimento
O Guia de Orientações para Segurança Alimentar e Nutricional no Suas em Palmas ficou em terceiro lugar dos 97 trabalhos submetidos em âmbito nacional. O trabalho será apresentado em Recife (PE), no III Fórum Nacional de Nutricionistas no Suas, que acontece entre terça-feira, 25, e quinta-feira, 27.
Texto: France Santiago
Edição: Juliana Matos


