12 janeiro 2015 às 11:46

Cras Morada do Sol promove curso de montagem de tanque rede para criação de peixes

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos da criação de peixes em tanque rede, além de implantar e administrar a criação de peixes e ensinar técnicas de manejo, sistemas de cultivo e viabilidade econômica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria de Proteção Básica em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR- TO / Ministério da Pesca realizam, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Morada do Sol, nos períodos vespertino e noturno, o curso de montagem de tanque rede. O curso tem duração de 200 horas e segue até 23 de fevereiro.

 

“Este curso pretende aprimorar conhecimentos teóricos e práticos sobre a criação em tanque rede, e também será abordada as principais técnicas de manejo deste sistema como a escolha do local, instalação do tanque rede, povoamento, alimentação, classificação e despesca, além dos cálculos dos custos e estimativas de produção”, destaca o diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio.

 

Os zootecnistas responsáveis pelo curso, Roberta Pereira Guedes e Diego Coutinho, destacaram que no decorrer do curso serão discutidos outros sistemas de cultivo utilizados na criação de peixes, métodos de avaliação da qualidade da água, sendo a qualidade da água um dos principais fatores para o bom desempenho da produção. “Serão apresentados os aspectos gerais da piscicultura, mostrando as exigências, características e as principais variedades de peixes do Tocantins como o pirarucu e o tambaqui que estão entre os peixes com maior valor nutricional e ainda são os mais procurados,” enfatiza Roberta Guedes.

 

Segundo o coordenador do Cras Morada do Sol, Jadson Jardim, cerca de 30 alunos iniciaram o curso de montagem de tanque rede e já se preparam para se organizar e criarem uma cooperativa. “Eles se encontram entusiasmados e já se organizam para a criação de uma cooperativa, pois entendem que será preciso se organizar se querem expandir com o negócio,” explica.