Crianças dos Cmeis da Capital se divertem com projeto Palmas para o brincar
Evento será realizado nas unidades educacionais até quinta, 25, e na sexta, 26, em diversos espaços públicos do município
Sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou na manhã desta segunda, 22, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas Escolas do Campo o projeto ‘Palmas para o brincar’. O evento abre a programação da Semana Mundial do Brincar, que acontece de 22 a 26 de maio.
Com o tema ‘A natureza no brincar’, a programação será realizada nas unidades educacionais, nos dois turnos, até quinta-feira, 25. Já na sexta, 26, quando acontece o encerramento do projeto, as atividades acontecem em diversos espaços públicos, como na Praça Tarcísio Machado, em Taquaruçu, a partir das 9 horas, com a turma ‘Amigos do jacarandá’. Às 16 horas, as atividades acontecem no Parque dos Povos Indígenas, com os ‘Amigos da amarelinha’. A partir das 16h30, será no Parque Cesamar, com a turminha ‘Amigos do pula corda’ e às 17 horas, na Praça do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, com os ‘Amigos do pega-pega’.
Cada local funcionará como um polo, onde serão realizadas atividades individuais e coletivas com crianças e familiares de vários Cmeis da Capital. Na programação, estão previstas brincadeiras, como gincanas, oficinas, jogos, cantigas de roda, desafios e rodas de conversas com os pais sobre a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Segundo a diretora de Educação Infantil da Semed, Priscila Machado, a proposta é levar as crianças e famílias para brincarem em meio à natureza, desfrutando dos espaços públicos e dos benefícios que as brincadeiras proporcionam. “Ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos, participa de jogos simbólicos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais, desenvolvendo-se integralmente”, avalia.
Ainda segundo a gestora, as brincadeiras e interações são eixos estruturantes que estão presentes na proposta da Base Nacional Comum Curricular (2017) para a educação infantil. “É brincando e interagindo com seus pares, com adultos, com os objetos e com a natureza que as crianças constroem conhecimentos, se desenvolvem e socializam.”
Semana Mundial do Brincar
A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Ocorre todos os anos na última semana de maio, tendo o dia 28 como Dia Internacional do Brincar. Atualmente, 45 cidades e oito estados brasileiros aderiram à campanha, incluindo a data no calendário escolar. Durante a Semana Mundial do Brincar, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores.
Programação
Data: 22 a 25/5
Locais: Cmeis e Escolas do Campo
Horário: nos turnos matutino e vespertino
Data: 26/5
Locais e horários:
Praça Tarcísio Machado, Taquaruçu – 9 horas
Parque dos Povos Indígenas – 16 horas
Parque Cesamar – 16h30
Praça do Ginásio Ayrton Senna, Taquaralto – 17 horas
Texto: Redação Semed
Edição: Deni Rocha/Secom