14 novembro 2011 às 12:28

Crianças e adolescentes da rede de ensino participam de Conferência Municipal

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nos dias 11 e 12 de novembro a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a abertura do evento houve a apresentação cultural do grupo de adolescentes “Ritmo e Tom”, seguida da aula magna, proferida pela palestrante Simone Brito, assistente social, que debateu sobre o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

 

A conferência foi dirigida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e por crianças e adolescentes representantes da rede de ensino municipal, estadual e privada. Por se tratar de um tema muito extenso, e por ter um público de diferentes idades entre crianças e adolescentes, a realização da conferência foi dividida por cinco eixos temáticos: Promoção dos Direitos de Criança e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Criança e Adolescentes; Controle Social e efetivação dos Direitos; e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em cada eixo foi proposto uma ação de mobilização, uma de implementação e uma de monitoramento.

 

No final, as propostas foram eleitas, sendo aprovadas para cada eixo apenas uma ação de mobilização, uma de implementação e uma de monitoramento. Também foi realizada a eleição de delegado representante dos adolescentes, que deverá participar da conferencia estadual para representar novas propostas.

 

Segundo a Presidente do conselho Maria Salomé Lima Carneiro Sales, o público esperado era maior, mas não comprometeu o evento. “Certamente que o público esperado era maior, mas os que compareceram contribuíram significativamente para que Palmas tenha seu plano decenal”, acrescentou.

 

O Secretario de Desenvolvimento Social, Robledo Suarte, falou da importância do evento e da participação da sociedade e das ações do governo. “Em Palmas, uma das missões da atual gestão é promover a melhoria da qualidade da educação básica como direito social. Em cumprimento a essa missão e diretrizes, a Prefeitura de Palmas vem desenvolvendo políticas públicas de articulação e fortalecimento dos sistemas de ensino, servindo de exemplo para outros municípios”, destacou Suarte.