06 agosto 2012 às 14:26

Curso de Procedimentos Operacionais no Trânsito entra na última etapa

Começou na manhã desta segunda-feira, 6, a formação da quarta e última turma do Curso de Procedimentos Operacionais no Trânsito, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes – SMSTT, e Projeto Vida no Trânsito, com participação de alunos da Polícia Militar, Polícia Civil, Samu, Corpo de Bombeiros, Detran, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Peritos Criminais e Fiscais de Obras e Postura do Município de Palmas. As aulas vão até sexta-feira, totalizando 140 formandos.

 

 

Um dos maiores objetivos do curso, além da formação das turmas, é a confecção do Manual de Procedimentos Operacionais no Trânsito, documento que unifica a linguagem e as informações entre as autoridades durante a execução de ações relacionadas ao atendimento de ocorrências de acidentes, crime de o trânsito, isolamento local, preservação do local para ações do Corpo de Bombeiros e Samu, identificação de pólo gerador de tráfego, locais de obras em via públicas com correta sinalização, entre outros.

 

 

O encontro dos participantes das turmas com os instrutores serve ainda para análises dos artigos polêmicos do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e unificação de procedimentos também nesse caso. As aulas são ministradas pelo Instituto Tocantinense de Apoio e Segurança no Trânsito – Itaset, contratada via licitação pela SMSTT. O Instituto fará ainda a confecção do Manual de Procedimentos, que será utilizado por todos os órgãos ligados ao trânsito no Tocantins.

 

 

“É um facilitador de ações no trânsito, pois até então cada órgão fazia de um jeito. A partir de agora ganha-se em eficácia, agilidade, economia e em pessoal capacitado”, assegura Zuilton Chagas, presidente da Associação dos Agentes de Trânsito do Estado do Tocantins.