05 dezembro 2014 às 18:49

Curso Pró-Letramento é encerrado com exposição de atividades

Com exposição de atividades e relatos de experiência foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 05, a 7ª edição do Curso de Alfabetização/Letramento – Pró-Letramento, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). O encontro dos cursistas aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Segundo a diretora de Avaliação, Estatística e Formação da Semed, Marta Pacheco Ramos, o encontro foi uma oportunidade dos professores apresentarem os trabalhos desenvolvidos no decorrer deste ano. “Foi um momento muito importante, pois os professores mostraram o que foi construído durante o ano e apresentaram as atividades lúdicas que irão fortalecer o trabalho em sala de aula. Ressalto que o mais importante desse processo é o desenvolvimento da criança na área da leitura e escrita”, destacou.

 

Marta explicou que o Pró-Letramento é um programa de formação continuada para professores que trabalham com turmas do 1º e 2º períodos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e que atuam no Ensino Fundamental com turmas de 4º e 5º anos. o curso acontece quinzenalmente na hora atividade do professor e totaliza uma carga horária de 240 horas, sendo 72 horas presenciais e 48 à distância.

 

O programa foi iniciado em 2008, com o objetivo de apresentar e desenvolver ações que possam contribuir com a leitura/escrita e cálculo matemático nas disciplinas de Português e Matemática, nas séries iniciais do ensino fundamental. De 2008 a 2013 já ocorreram seis edições do curso, totalizando um quantitativo de 268 professores capacitados na rede municipal. Somente este ano o curso contou com a participação de 43 professores.

Tags: