
Curso profissionalizante do Pronatec beneficia moradores do setor Morada do Sol
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Diretoria de Proteção Básica, iniciou na tarde desta segunda-feira, 20, o curso de Artesão de Biojoias, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Morada do Sol. O curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo proporcionar aos participantes técnicas de transformação e construção de peças artesanais como sementes e outras matérias-primas da natureza, conforme as normas e procedimentos técnicos de qualidade.
As aulas são voltadas para a inserção no mercado de trabalho, com duração de três meses e atende 15 alunos por período, sendo vespertino (das 13 às 18 horas) e noturno (das 19 às 22 horas). A oferta é gratuita e os beneficiários recebem um auxilio por mês para ajudar na alimentação e transporte no período de execução do curso e ao término do curso um certificado profissionalizante.
As vagas são voltadas para pessoas com idade a partir de 16 anos que estejam no Cadastro Único do Governo Federal.
O chefe da Unidade do Cras, Jadson Jardim de Andrade, ressaltou que as capacitações significam oportunidades de renda para a população. “A Sedes oportuniza por meio deste programa o acesso ao ensino profissional e amplia as chances de jovens, trabalhadores desempregados e de muitos pais de família de ingressar no mercado de trabalho, além de oferecer uma renda para ajudar nas despesas”.
A instrutora e designer de Biojoias, Daiane Pereira Nascimento, destacou a importância do curso para o aumento da renda familiar. “Criar as biojoias e acessórios naturais é uma paixão e existe um mercado que cresce a cada dia. Atualmente se considera Biojoia os acessórios de moda como colares, brincos, pulseiras, entre outros produtos, produzidos a partir de matéria-prima natural como sementes, fibras, coco e pedras”, ressalta.