Defesa Civil de Palmas abre cadastro para voluntários no Dia Internacional do Voluntário
Desde 1985, a Organizações das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário, com o objetivo de promover ao redor do mundo ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de Palmas, por meio da Superintendência da Defesa Civil, lança nesta sexta-feira, 05, às 10 horas, em sua sede, o edital do Programa de Voluntariados da Defesa Civil Municipal, através do Cadastro de Formação de Voluntários em Defesa Civil.
O Cadastro será destinado às pessoas que queiram trabalhar frente a desastres e na prevenção de acidentes na Capital, como também na participação de fóruns e simulados.
O superintende da Defesa Civil Municipal, Iranilto Sales, acredita que a o programa terá exitoso e que todos os voluntários receberão capacitação. “A participação do candidato no programa de voluntariados da Defesa Civil, proporcionará a oportunidade de participar na construção de ações proativas quanto à consciência e prevenção de desastres, como agente de proteção e defesa civil, e a participação em cursos de capacitação e simulados, como também vai contar pontos em seu currículo”, disse.
Ainda de acordo com Sales, a intenção é que o corpo de voluntariados comece a trabalhar já em 2015.
O que é serviço voluntário
Serviço voluntário é a participação do cidadão, entidades ou empresas no auxílio a atividades de cunho social, sem receber remuneração pelos serviços prestados.
Na Defesa Civil, o voluntário presta essencialmente seus serviços na realização das atividades de prevenção de riscos e de preparação contra ameaças de desastres.
No Brasil, já existem diversas iniciativas em favor do desenvolvimento de práticas de voluntariado.