Brigadistas da Defesa Civil de Palmas apresentam ferramentas de combate ao fogo, às crianças em Escola Municipal da Capital – Foto: Defesa Civil de Palmas
Educação Preventiva
09 outubro 2025 às 11:03

Defesa Civil de Palmas alcança mais de 900 pessoas com ações educativas sobre prevenção e combate a queimadas

Iniciativa orientou professores, crianças, jovens e idosos sobre os riscos do fogo e a importância da adoção de práticas preventivas em diversas localidades da Capital

A Defesa Civil de Palmas alcançou diretamente 946 pessoas no mês de setembro com atividades educativas referentes à prevenção e ao combate às queimadas. Ao todo, professores, crianças, jovens, idosos e a comunidade escolar em geral receberam orientações sobre os riscos associados ao fogo e a importância da adoção de práticas preventivas.

As atividades educativas ocorreram em diversas localidades, como no Parque da Pessoa Idosa, onde aproximadamente 100 idosos participaram, atuando como agentes multiplicadores desse conhecimento na comunidade. A Defesa Civil de Palmas também percorreu diversas escolas da rede municipal de ensino , a exemplo da Escola Municipal João Beltrão (Taquaruçu Grande), que contou com a participação de 120 alunos e cinco professores.

A ação educativa também foi realizada na Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu. Na unidade, 350 alunos e cinco professores participaram das atividades sobre os riscos das queimadas, especialmente durante a estiagem. Já na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, 150 alunos e seis professores do 1º ao 3º ano participaram das atividades. Foram trabalhados temas como a importância da proteção aos animais e à natureza e os cuidados com a saúde em tempos de baixa umidade.

De acordo com a educadora social Flavia Lustosa, a educação preventiva é uma das estratégias mais eficazes para reduzir os impactos das queimadas. “O envolvimento dos participantes fortalece a consciência coletiva, o cuidado comunitário e a corresponsabilidade pela preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Para o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo Alves de Senna e Abreu, o resultado positivo destaca a importância da continuidade e da expansão das ações educativas, consolidando a Defesa Civil Municipal como referência em proteção e resposta, garantindo maior segurança e bem-estar a toda a comunidade palmense.

Texto: Márcio Greick
Edição: Fernanda Sousa