Dezenas de Escolas já confirmaram participação no II Concurso Eldon Correa de Educação Para o Trânsito
O II Concurso Eldon Correa de Educação Para o Trânsito já tem 26 Escolas Públicas Municipais e Estaduais e Particulares, bem como alunos, inscritos para o certame.
A realização é da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes e um dos objetivos é a conscientização dos estudantes, e atrair a participação deles com ideias e trabalhos escolares que contribuam para a melhoria do sistema viário e diminuição do número de acidentes com vítima fatais ou graves em Palmas.
O tema do Concurso esse ano é, “A Velocidade Inadequada no Trânsito”. Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias Projeto Escolar, História em Quadrinhos, Cordel e Desenho. As inscrições foram abertas dia 18 de setembro e iriam até 01 de outubro. Entretanto, devido ao feriado do Dia do Servidor Público ter sido transferido para segunda-feira, 31, e o dia 01, terça-feira, ser ponto facultativo, a SMSTT vai receber os trabalhos até o dia 4.
Expectativas
Na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na 405 Norte, um grupo de estudantes já está cheio de expectativas, esperando o resultado do Concurso. Em 2009, ano do primeiro concurso, não só a Escola, mas também uma dupla de estudantes, saíram vencedores e querem repetir o resultado em 2011.
Mauro Júnior, 10 anos, e Ezequiel dos Santos, 11, ambos do 5º Ano, são os vencedores do primeiro certame e já se inscreveram para mais um evento. Os dois estão novamente na Categoria Desenho e não escondem a ansiedade pelos resultados. Os estudantes entendem que participando do Concurso é possível crescer sabendo dos cuidados necessários para um trânsito mais seguro. “A velocidade inadequada pode trazer muitas consequências, inclusive a morte de pessoas inocentes”, reconhece Mauro Júnior. “Meu desenho demonstra isso para o público, bem como diz o que elas devem fazer para isso não acontecer”, completou.
Para Ezequiel, o Concurso Eldon Corrêa proporciona até mesmo o sentimento de alerta constante quando ele está saindo de casa rumo à Escola. “Há muitos motoristas alcoólatras e isso aumento muito o risco de acidentes”, argumenta.
Cheia de esperanças está também Lara Carolina, novata no concurso. A estudante é do 5º ano e em 2010 chegou a vencer o 44º Concurso Internacional de Redação de Cartaz, promovido pelos Correios. Lara sagrou-se em 1º lugar na Região Norte do país e ainda garantiu o 6º lugar no Brasil. Com base nisso, Lara está confiante na obtenção de resultado positivo no Concurso Eldon Corrêa. Com desenho já pronto, ela diz que o trânsito violento é capaz de comprometer quem o desrespeita. “Caso não leve a morte, os acidentes podem deixar as vítimas paraplégicas”, afirma.
Cordel
A turma que concorre pela Categoria Cordel também está animada. Beatriz Silva, Matheus de Jesus, Thays Pereira e João Victor, todos com 13 anos de idade e do 8º Ano, já estão com seus textos na ponta da língua e inscritos no certame. Matheus não vacilou e foi em busca da ajuda do avô que é nordestino e entendido no assunto, para obter as dicas e concluir seu trabalho. “Cordel é muito difícil, com muitas regras”, justificou.
O garoto fala com propriedade do evento e de seu texto, chamando a atenção dos condutores palmenses para atitudes que garantam um trânsito menos violento. “Espero não só ganhar um prêmio, mas abrir os olhos dos motoristas para que pensem e reflitam na mensagem para mudanças na parte de velocidade no trânsito”, conclui Matheus.