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28 outubro 2017 às 12:32

Dia do Servidor – Conhecimento aliado à melhoria no serviço público

Em Palmas, servidores municipais buscam cada vez mais o aperfeiçoamento; em um ano e meio em funcionamento, IVM atendeu mais de 9 mil servidores com ações de formação

Existe a ideia de que funcionário público é acomodado e trabalha pouco, mas na Prefeitura de Palmas esse conceito, ou preconceito, é entendido de outra forma. Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, funcionários municipais falam do seu papel de servir à sociedade e do desejo de buscar continuamente a qualificação profissional, com o objetivo de alcançarem a excelência no serviço, valorização e melhores oportunidades dentro da administração.

 

E o resultado dessa busca pelo conhecimento é medido na qualidade do atendimento prestado aos cidadãos e na contribuição para o desenvolvimento do Município. Há 17 anos trabalhando na Prefeitura de Palmas, dos quais 13 no atendimento ao contribuinte palmense, a agente do Tesouro Municipal Cleide Márcia de Souza Braga diz que adora o que faz e que prioriza muito o bom atendimento. Para chegar à excelência, a servidora afirma que não abre mão de se qualificar.

 

Tanto que, mesmo diante da experiência adquirida ao longo de todos esses anos, Cleide foi uma das alunas do curso de “Excelência no Atendimento”, realizado neste ano, pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). A servidora revela que a qualificação ampliou sua visão de como lidar com pessoas e como melhorar o atender à população. “Quando eu atendo bem e consigo resolver o problema do contribuinte, fico mais satisfeita que ele”, revela, destacando que é preciso se sentir satisfeita para satisfazer o cliente.

 

O eletricista Elias Domingos Ribeiro, responsável pela supervisão de uma das equipes de iluminação pública da cidade, embora entendendo bem da área onde que atua há mais de 15 anos no Município, acredita que pode melhorar ainda mais sua prestação de serviço por meio do conhecimento. Com isso, sonha com a profissionalização da categoria dentro da Prefeitura.

 

Recentemente, Ribeiro e seus colegas participaram de uma das atividades desenvolvidas pelo IVM. De acordo com o servidor, seu amor é tanto pelo que faz que deseja participar de muitos outros cursos para poder se atualizar e melhor executar o trabalho nas ruas e avenidas de Palmas.

 

Jacqueline Alves Michelon é servidora pública desde 1988 e trabalha coordenando o Núcleo Tecnológico Municipal, que oferece cursos de informática para os professores da rede municipal e para a comunidade, além de contribuir com todas as ações de formação da Secretaria Municipal de Educação.

 

Além de formadora, Jaccqueline também se preocupa com a sua formação, pois acredita que para ensinar e aprender precisa se capacitar constantemente. Tanto é que já perdeu as contas da quantidade de cursos que participou durante todo esse tempo de serviço público. “Se eu não sei, vou buscar para poder dar o melhor de mim”, disse, destacando que gosta do que faz, de trabalhar com pessoas e de poder ensinar. “Conhecimento é para ser passado”, resume.

 

Qualificação é fundamental

 

Com o cidadão cada dia mais exigente e consciente de seus direitos, a busca por capacitações e atualizações tornou-se uma necessidade para o servidor. E para suprir essa demanda, o Instituto 20 de Maio, criado na gestão do prefeito Carlos Amastha, oferta novos conhecimentos ao serviço público, com vistas ao bem servir e à boa gestão do bem público.

 

Em um ano e meio em funcionamento, o IVM atendeu mais de 9 mil servidores com ações de formação por meio das escolas de Gestão, Saúde e Educação. Só neste ano são mais de 6 mil atendimentos, sendo 354 pela EGP, 1.662 pela Fundação Escola de Saúde Pública e 4.032 pela Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação (Escola de Educação). Além disso, será assinado, na próxima terça-feira, 31, o Termo Aditivo para continuidade do Mestrado Em Gestão de Políticas Públicas e apresentação do cronograma da seleção para as próximas turmas.

 

 

 

Bem avaliados

 

Com essa política, a Prefeitura tem conseguido contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão palmense. No período de janeiro a setembro deste ano, a Ouvidoria Geral recebeu 43 elogios a servidores e 58 sugestões para melhorar o atendimento.

 

Atualmente, a Prefeitura de Palmas conta com cerca de 9,4 mil servidores públicos (8.109 efetivos e 1.307 temporários). Em relação ao número de reclamações, desse universo de trabalhadores, a Ouvidoria recebeu 172 notificações relacionadas ao funcionalismo.

 

Motivar é preciso

 

Para a instrutora da Escola de Governo, a servidora multiplicadora Ivete Antunes Corrêa, que também é advogada e trabalha à frente da gestão da qualidade e informação no Centro de Atendimento ao Cidadão Resolve Palmas Centro, o servidor é um reflexo da administração. Por isso, defende que é preciso mostrar a ele sua importância para a gestão e a sociedade. E esse reconhecimento, de acordo com Ivete, não se dá apenas por meio de salário, mas também pela valorização e pela integração do funcionário dentro das equipes de trabalho.

 

Segundo a instrutora, que ministra cursos na área de atendimento e motivação, qualquer pessoa quando está satisfeita adota uma postura diferente em relação à vida e, consequentemente, ao trabalho. “Uma pessoa motivada vai muito além, e os nossos servidores precisam ser motivados diariamente.”

 

O presidente do Instituto 20 de Maio, Everton Klebert Teixeira Nunes, destaca que o papel principal do servidor é atender aos anseios da comunidade, servindo a todos com dignidade e honestidade para uma governança mais efetiva em prol do bem comum. Nesse sentido, frisa a necessidade de sua qualificação, vez que o conhecimento busca o aprimoramento no comportamento individual, uma elevação pessoal que resultará na mudança de atitude no seu ambiente de trabalho e na vida pessoal.

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