
Dia do Servidor – Conhecimento aliado à melhoria no serviço público
Em Palmas, servidores municipais buscam cada vez mais o aperfeiçoamento; em um ano e meio em funcionamento, IVM atendeu mais de 9 mil servidores com ações de formação
Existe a ideia de que
funcionário público é acomodado e trabalha pouco, mas na Prefeitura de Palmas
esse conceito, ou preconceito, é entendido de outra forma. Na semana em que se
comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, funcionários municipais falam
do seu papel de servir à sociedade e do desejo de buscar continuamente a
qualificação profissional, com o objetivo de alcançarem a excelência no
serviço, valorização e melhores oportunidades dentro da administração.
E o resultado dessa busca
pelo conhecimento é medido na qualidade do atendimento prestado aos cidadãos e
na contribuição para o desenvolvimento do Município. Há 17 anos trabalhando na
Prefeitura de Palmas, dos quais 13 no atendimento ao contribuinte palmense, a
agente do Tesouro Municipal Cleide Márcia de Souza Braga diz que adora o que
faz e que prioriza muito o bom atendimento. Para chegar à excelência, a
servidora afirma que não abre mão de se qualificar.
Tanto que, mesmo diante da
experiência adquirida ao longo de todos esses anos, Cleide foi uma das alunas
do curso de “Excelência no Atendimento”, realizado neste ano, pelo Instituto 20
de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de
Palmas (EGP). A servidora revela que a qualificação ampliou sua visão de como
lidar com pessoas e como melhorar o atender à população. “Quando eu atendo bem
e consigo resolver o problema do contribuinte, fico mais satisfeita que ele”,
revela, destacando que é preciso se sentir satisfeita para satisfazer o
cliente.
O eletricista Elias Domingos
Ribeiro, responsável pela supervisão de uma das equipes de iluminação pública
da cidade, embora entendendo bem da área onde que atua há mais de 15 anos no
Município, acredita que pode melhorar ainda mais sua prestação de serviço por
meio do conhecimento. Com isso, sonha com a profissionalização da categoria
dentro da Prefeitura.
Recentemente, Ribeiro e seus
colegas participaram de uma das atividades desenvolvidas pelo IVM. De acordo
com o servidor, seu amor é tanto pelo que faz que deseja participar de muitos
outros cursos para poder se atualizar e melhor executar o trabalho nas ruas e
avenidas de Palmas.
Jacqueline Alves Michelon é
servidora pública desde 1988 e trabalha coordenando o Núcleo Tecnológico
Municipal, que oferece cursos de informática para os professores da rede
municipal e para a comunidade, além de contribuir com todas as ações de
formação da Secretaria Municipal de Educação.
Além de formadora,
Jaccqueline também se preocupa com a sua formação, pois acredita que para
ensinar e aprender precisa se capacitar constantemente. Tanto é que já perdeu
as contas da quantidade de cursos que participou durante todo esse tempo de
serviço público. “Se eu não sei, vou buscar para poder dar o melhor de mim”,
disse, destacando que gosta do que faz, de trabalhar com pessoas e de poder
ensinar. “Conhecimento é para ser passado”, resume.
Qualificação é fundamental
Com o cidadão cada dia mais
exigente e consciente de seus direitos, a busca por capacitações e atualizações
tornou-se uma necessidade para o servidor. E para suprir essa demanda, o
Instituto 20 de Maio, criado na gestão do prefeito Carlos Amastha, oferta novos
conhecimentos ao serviço público, com vistas ao bem servir e à boa gestão do
bem público.
Em um ano e meio em
funcionamento, o IVM atendeu mais de 9 mil servidores com ações de formação por
meio das escolas de Gestão, Saúde e Educação. Só neste ano são mais de 6 mil
atendimentos, sendo 354 pela EGP, 1.662 pela Fundação Escola de Saúde Pública e
4.032 pela Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação (Escola de Educação).
Além disso, será assinado, na próxima terça-feira, 31, o Termo Aditivo para
continuidade do Mestrado Em Gestão de Políticas Públicas e apresentação do
cronograma da seleção para as próximas turmas.
Bem avaliados
Com essa política, a
Prefeitura tem conseguido contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao
cidadão palmense. No período de janeiro a setembro deste ano, a Ouvidoria Geral
recebeu 43 elogios a servidores e 58 sugestões para melhorar o atendimento.
Atualmente, a Prefeitura de
Palmas conta com cerca de 9,4 mil servidores públicos (8.109 efetivos e 1.307
temporários). Em relação ao número de reclamações, desse universo de
trabalhadores, a Ouvidoria recebeu 172 notificações relacionadas ao funcionalismo.
Motivar
é preciso
Para a instrutora da Escola
de Governo, a servidora multiplicadora Ivete Antunes Corrêa, que também é
advogada e trabalha à frente da gestão da qualidade e informação no Centro de
Atendimento ao Cidadão Resolve Palmas Centro, o servidor é um reflexo da administração.
Por isso, defende que é preciso mostrar a ele sua importância para a gestão e a
sociedade. E esse reconhecimento, de acordo com Ivete, não se dá apenas por
meio de salário, mas também pela valorização e pela integração do funcionário
dentro das equipes de trabalho.
Segundo a instrutora, que
ministra cursos na área de atendimento e motivação, qualquer pessoa quando está
satisfeita adota uma postura diferente em relação à vida e, consequentemente,
ao trabalho. “Uma pessoa motivada vai muito além, e os nossos servidores
precisam ser motivados diariamente.”
O presidente do Instituto 20
de Maio, Everton Klebert Teixeira Nunes, destaca que o papel principal do
servidor é atender aos anseios da comunidade, servindo a todos com dignidade e
honestidade para uma governança mais efetiva em prol do bem comum. Nesse
sentido, frisa a necessidade de sua qualificação, vez que o conhecimento busca
o aprimoramento no comportamento individual, uma elevação pessoal que resultará
na mudança de atitude no seu ambiente de trabalho e na vida pessoal.