23 abril 2009 às 17:56

Dia Nacional de Vacinação do Idoso contra Gripe será neste sábado, 25

Uma grande festa que vai reunir mais de 500 idosos marcará o Dia Nacional de Vacinação do Idoso contra Gripe, neste sábado, dia 25, às 8 horas, no Paço Municipal, em Palmas, com as presenças do Prefeito, Raul Filho; do Secretário Municipal da Saúde, Samuel Bonilha e participação de várias entidades da terceira idade.


 


Além de apresentações artísticas, brincadeiras dirigidas, sorteio de brindes e lanche saudável, os idosos vão contar também com um posto especial de vacinação e outro para aferição de pressão arterial e avaliação dos níveis de glicose. “A exemplo do ano passado, vamos realizar uma festa animada e muito saudável” – enfatiza Bonilha.


 


Profissionais


A XI Campanha Nacional de Vacinação do Idoso – 2009 – vai envolver cerca de 700 servidores da Semus, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão atuar nos 36 postos de vacinação (relação em anexo) que serão disponibilizados em toda a Capital, de 25 de abril a 8 de maio. Colaboram ainda, 20 acadêmicos de enfermagem da Ulbra e Faculdade Objetivo.


 


De porta em porta


“Nossos agentes comunitários de saúde estão indo de casa em casa, entregando material informativo e conscientizando a população acima de 60 anos de idade, sobre a importância de se tomar a vacina e o conforto que ela trás à saúde – “ informa o Secretário da Saúde, Samuel Bonilha.


 


Com o slogan local “a gripe não respeita seus cabelos brancos”, a campanha deste ano pretende imunizar contra o vírus influenza, principal causador da gripe, a totalidade da população idosa da Capital, estimada em 6.684 pessoas, segundo Censo do IBGE, 2007. No ano passado, 6025 idosos foram vacinados, ”estamos trabalhando para ampliar esse contingente” – assegura Bonilha.


 


A doença


A influenza é uma doença infecciosa, aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, que ataca o aparelho respiratório e tem como principal complicação as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares.


 


A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e congestão nasal tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.


 


Relação dos Postos de Vacinação (dia 25):


 


Policlínica 303 Norte


USF 603 Norte


USF 404 Norte


 


Ambulatório Evangélico


USF 906 Sul


USF 1206 Sul


USF 1105 Sul


USF Taquari


USF Liberdade


USF Aureny I


USF Santa Bárbara


 


Policlínica Taquaralto


USF Taquaruçu


 


Paço Municipal (abertura oficial da campanha).


 


Nos dias subseqüentes, todas as unidades de saúde terão a vacina disponível:


 


Policlínica 303 Norte


USF 305 Norte


USF 307 Norte


USF 407 Norte


USF 409 Norte


USF 603 Norte


USF 605 Norte


USF 508 Norte


USF 404 Norte


 


Ambulatório Evangélico


USF 403 Sul


USF 612 Sul


USF 906 Sul


USF 1004 Sul


USF 1104 Sul


USF 1106 Sul


USF 1206 Sul


USF 1203 Sul


USF 1105 Sul


USF Taquari


USF Liberdade


USF Nosso Sonho


USF Novo Horizonte


USF CAIC


USF Alto Bonito


USF Aureny I


USF Aureny II


USF Santa Bárbara


USF Setor Sul


USF Bela Vista


USF Morada do Sol


 


Policlínica Taquaralto


USF Taquaruçu


USF Buritirana


 


Parceiros


Polícia Militar, Marinha, Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, UFT/UMA, OMEP, Minascom, Floramed, Expresso Miracema, Drogaria Farma Mais, Faculdade Objetivo, UFT, Farmácia BioVida, UNICOM e QUAVI.