Diretoria do Meio Ambiente instala Base da Brigada de Combate às Queimadas
A Guarda Metropolitana, por meio do Núcleo Ambiental, instalou na manhã desta quarta-feira, 15, às 9h, uma base da Brigada de Combate às Queimadas na sede da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação…
A Guarda Metropolitana, por meio do Núcleo Ambiental, instalou na manhã desta quarta-feira, 15, às 9h, uma base da Brigada de Combate às Queimadas na sede da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação – Sedumah.
Na ocasião, foram doados pelo Ibama, 9 abafadores, 3 bombas costais, 1 pinga-fogo e 14 Kits contendo mochila, capacete, uniforme, botina, boné, camiseta, óculos de proteção, protetor de nuca, 1 par de luvas, 1 par de meias, cantil, facão, lanterna, 1 cinto N.A (cinto que dá suporte a equipamentos como facão e cantil).
A doação faz parte do Termo de Cooperação para Apoio ao Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas no município de Palmas. O termo foi assinado por diversas entidades municipais, estaduais, federais e empresas privadas, no mês de junho. “O objetivo comum de todos os órgãos parceiros é unir forças para combater as queimadas em nossa cidade”, ressaltou o superintendente do Ibama, Henrique Joaquim Montelo Moura.
De acordo com o secretario da Sedumah, Eduardo Manzano, parcerias como esta com o Ibama são fundamentais para o desenvolvimento de projetos como o Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas, porém outro fator relevante é a conscientização da população em relação às causas ambientais.
O período crítico de queimadas na capital ocorre entre os meses de agosto e setembro, não só devido ao clima, mas também em decorrência do mau hábito dos pequenos produtores em atear fogo no solo na época do plantio, prática conhecida como “roça de toco”.
Consciência cidadã
“Até o momento, Palmas só teve três grandes focos de incêndio, um próximo ao aeroporto, outro na Praia das Arnos e um na região sul, perto do Ceasa e precisamos atuar sistematicamente não só com trabalhos de combate, mas principalmente com ações preventivas para evitarmos que esses números cresçam”, frisou o subinspetor da Guarda Metropolitana de Palmas, Leônidas Castro.
Ações como atear fogo em lixo nos quintais, lotes vazios, queimar roça ou até mesmo o simples ato de jogar toco de cigarro em grama seca devem ser evitadas para não haver queimadas em nossa cidade. Os cidadãos devem denunciar focos de queimadas pelo 190, 193 ou pelo 0800 644 5054 da Diretoria de Meio Ambiente, em horário comercial.