
Dirigentes da educação de diversos municípios do interior do Estado visitaram Cmeis nesta quarta, 18
Ações pedagógicas e estrutura física chamaram atenção dos visitantes
Uma comitiva de dirigentes das Secretarias Municipais da Educação de diversos municípios do interior do Estado do Tocantins visitou, nesta quarta-feira, 18, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) João e Maria, localizado na Arso 32, Príncipes e Princesas, na quadra 106 Norte, e Pequenos Brilhantes, na quadra 403 Norte, ocasião em que a equipe gestora das unidades visitadas apresentou ações pedagógicas e a estrutura física dos locais.
A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio
da Diretoria de Educação Infantil e União dos Dirigentes Municipais de Educação
do Tocantins (Undime-TO), promoveu o intercâmbio entre as unidades da Capital e os
representantes de diversos municípios do interior do Estado do Tocantins.
Para o secretário da Educação de Goiatins, Cláudio
Freitas, foi muito valoroso conhecer ambientes educativos diferentes e assim
poder compartilhar o aprendizado no município de origem.
Já a secretária da Educação de Pium, Vera Lúcia
Alencar, relatou que é maravilhoso conhecer outras realidades e que seria ideal
que todas as escolas estivessem no patamar em que Palmas se encontra. Para ela,
o trabalho desenvolvido é muito interessante, “sempre se ouve falar, mas
estar in loco e realmente conhecer é muito satisfatório. A
educação de Palmas está de parabéns e pude notar que é realmente uma
referência”, complementa.
A coordenadora de Ensino Infantil de Araguatins,
Kátia Vieira, destacou a técnica pedagógica de utilização de materiais não
estruturados na criação e construção de brinquedos por meio de materiais
recicláveis.
Dirigente Municipal da Educação de Wanderlândia, Francinete Ferreira destacou a importância de trazer sua equipe para conhecer a real vivência dentro de um Cmei, a sua estrutura, o ambiente e poder contextualizar o que foi aprendido nas formações. Segundo ela, “ainda existe o pensamento de que são sempre necessários recursos financeiros para se fazer acontecer na educação e nem sempre tais recursos são suficientes”, dessa forma, na opinião da dirigente, “vivenciar e realizar, ver a criação e criatividade dos professores, da gestão, em produzir seus próprios materiais pedagógicos foi muito proveitoso”.
(Edição e postagem: Lorena
Karlla)