18 abril 2018 às 18:16

Dirigentes da educação de diversos municípios do interior do Estado visitaram Cmeis nesta quarta, 18

Ações pedagógicas e estrutura física chamaram atenção dos visitantes 


Uma comitiva de dirigentes das Secretarias Municipais da Educação de diversos municípios do interior do Estado do Tocantins visitou, nesta quarta-feira, 18, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) João e Maria, localizado na Arso 32, Príncipes e Princesas, na quadra 106 Norte, e Pequenos Brilhantes, na quadra 403 Norte, ocasião em que a equipe gestora das unidades visitadas apresentou ações pedagógicas e a estrutura física dos locais.  


A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Diretoria de Educação Infantil e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO), promoveu o intercâmbio entre as unidades da Capital e os representantes de diversos municípios do interior do Estado do Tocantins.


Para o secretário da Educação de Goiatins, Cláudio Freitas, foi muito valoroso conhecer ambientes educativos diferentes e assim poder compartilhar o aprendizado no município de origem.


Já a secretária da Educação de Pium, Vera Lúcia Alencar, relatou que é maravilhoso conhecer outras realidades e que seria ideal que todas as escolas estivessem no patamar em que Palmas se encontra. Para ela, o trabalho desenvolvido é muito interessante, “sempre se ouve falar, mas estar in loco e realmente conhecer é muito satisfatório. A educação de Palmas está de parabéns e pude notar que é realmente uma referência”, complementa.


A coordenadora de Ensino Infantil de Araguatins, Kátia Vieira, destacou a técnica pedagógica de utilização de materiais não estruturados na criação e construção de brinquedos por meio de materiais recicláveis.


Dirigente Municipal da Educação de Wanderlândia, Francinete Ferreira destacou a importância de trazer sua equipe para conhecer a real vivência dentro de um Cmei, a sua estrutura, o ambiente e poder contextualizar o que foi aprendido nas formações. Segundo ela, “ainda existe o pensamento de que são sempre necessários recursos financeiros para se fazer acontecer na educação e nem sempre tais recursos são suficientes”, dessa forma, na opinião da dirigente, “vivenciar e realizar, ver a criação e criatividade dos professores, da gestão, em produzir seus próprios materiais pedagógicos foi muito proveitoso”. 




(Edição e postagem: Lorena Karlla)



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