
Educadores dão dicas de como aproveitar melhor o tempo com as crianças durante as férias escolares
Brincadeiras, interações e invenções como as desenvolvidas em sala de aula poderão ajudar na criação de roteiros
Férias é tempo de brincar, mas também de criar e interagir. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), selecionou algumas dicas de brincadeiras e atividades simples que poderão ser feitas em casa ou em espaços públicos, e que estimulem a criatividade e a imaginação dos pequenos.
Com mais tempo livre e sem a rotina escolar, pais e responsáveis poderão propor diversas atividades que demandam apenas iniciativa e muita criatividade, conforme esclarece a Diretoria de Educação Infantil da Semed, por meio da equipe técnica em assuntos pedagógicos. Eles separaram algumas propostas de brincadeiras, por grupo etário, que podem ser realizadas em casa ou em espaços públicos, com materiais simples ou mesmo os brinquedos já adquiridos, que poderão proporcionar às crianças o despertar da imaginação e outros sentidos.
Para a pedagoga especialista em alfabetização e letramento, e técnica da Educação Infantil da Educação de Palmas, Francielda Paulino, as brincadeiras são um fenômeno universal e brincar é um direito das crianças. Ela ressalta que pesquisas recentes comprovam que as aprendizagens das crianças se dão por meio de brincadeiras, de experiências provocadoras de investigação permeadas por interações de qualidade e por relações de vínculos seguros e estáveis.
Por isso, mais do que nunca, em tempos onde a tecnologia está tão presente no cotidiano e, consequentemente, toma a maioria do tempo das crianças, incentivamos as famílias a brincarem mais com seus filhos. “Brincadeiras tradicionais como esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, jogos ou desafios para pais e filhos realizarem juntos, ou ainda, organizar momentos de construção de brinquedos a partir de materiais da natureza ou recicláveis, podem ser uma importante alternativa para evitar que os pequenos fiquem muito tempo expostos às telas”, pontua a pedagoga.
Confira algumas propostas de brincadeiras
Propostas 1 e 2: bebês de 0 a 1 ano e 11 meses
Cesto dos Tesouros: pegar um cesto ou uma bacia de altura rasa e colocar vários materiais do uso cotidiano da casa do bebê. Em seguida, colocar o recipiente num ambiente no qual a criança possa ter livre movimentação para exploração dos objetos. Observar como o pequeno explora e pesquisa diferentes texturas, temperaturas, cores e cheiros. Permitir que ele fique nessa brincadeira, enquanto isso for do interesse dele.
Exploração sensorial do elemento água: aproveitar o varal de casa, utilizando um saco ou sacola plástica que todos têm casa. Encha-o de água, e faça uns furinhos, e em seguida organize alguns potes e embalagens vazias e deixe o bebê descobrir o ritmo com que a água cai, o tempo que leva para encher um recipiente, a sensação e temperatura do líquido sobre seu corpo. Permitir que essa exploração dure enquanto for prazeroso e interessante para a criança.
Propostas 3 e 4: Crianças 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
Transferência de Objetos: para esta brincadeira use bacias, baldes ou outros recipientes amplos com água. Disponha, dentro deles, potinhos, colheres, conchas, peneiras, garrafas pet (perfuradas ou não), copos plásticos de diferentes tamanhos e aberturas e regadores. Estimule e observe como as crianças farão o transporte, a transferência, comparação, a organização dos tamanhos e todas as relações possíveis com os materiais.
Lavagem de brinquedos e objetos diversos: que tal lavar carrinhos, bonecas ou dinossauros? Vale qualquer brinquedo. Com os mesmos recipientes com água e mais esponjas, paninhos e sabonete (líquido ou em barra), separe objetos para serem lavados e colocados para secar. Organize o ambiente e prepare a vestimenta dos pequenos. É importante também reservar um espaço para as crianças colocarem os objetos lavados para secar. Brincar com água é uma delícia e ela irá se divertir.
Propostas 5 e 6: Crianças 4 anos a 5 anos e 11 meses
Instrumentos musicais: todos sabem que a música traz para a criança a calma e a tranquilidade, onde ela expressa sensações e sentimentos para desenvolver atividades de movimentos com o corpo. Agora é a vez da criança: mãos a obra, com a ajuda de um adulto construa seu instrumento musical, depois faça no seu caderno ou folha um desenho bem lindo sobre a música. Materiais: latas, balde, garrafas pet, pedras, grãos, caderno, lápis de escrever, lápis de cor.
Trabalhando quantidades com materiais recicláveis: que tal fazer um ditado bem legal e diferente? É só fazer o seguinte, para esse ditado, precisa saber contar de 1 até 10. Escreva em um papel, previamente, os números do 1 ao 10. Um embaixo do outro e logo após, peça para a criança desenhar ao lado de cada numeral a quantidade correspondente. Ela pode desenhar peixinhos ou conchinhas: ao lado do número um, desenhe um peixinho; número dois, desenhe duas conchinhas e assim sucessivamente. Ao final, peça para a criança circular o numeral correspondente a sua idade. Materiais: Papel A4 ou papel disponível para a escrita da dos numerais de 1 a 10.
Confira outras matérias, especialmente produzidas pela equipe de comunicação da Semed, sobre como entreter as crianças durante as férias escolares
Educação produz série com dicas para entreter crianças durante férias escolares
Férias escolares: saiba como planejar atividades de lazer em família
Férias escolares: educadoras dão dicas sobre como entreter a criançada neste período