02 setembro 2014 às 14:00

Educandos da Escola Municipal Sávia Fernandes realizam pesquisa em supermercados

Os alunos do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Sávia Fernandes Jácome, localizada no Setor Bela Vista, estão realizando esta semana uma coleta de dados referente à origem das mercadorias, preço, gênero e classificação dos produtos. A iniciativa faz parte do projeto intitulado “Semeando e construindo conteúdos para a vida”, desenvolvido pela unidade educacional, que tem como objetivo realizar visitas pedagógicas a supermercados do Setor Boa Vista, com vistas ao entendimento da inter relação entre a zona rural e urbana.

 

Segundo o professor Adauto Cabral, a aula campo acontece após os devidos procedimentos didáticos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula para a compreensão das relações entre os diferentes setores da economia, mudanças de comportamentos do ser humano urbano, a modernização do campo associada à produção de alimentos no Brasil.

 

De acordo com o professor, a coleta de dados, além servir de resposta a perguntas e clareza ao entendimento da constante inter relação que a zona rural desenvolve com a zona urbana, permite ainda uma compreensão das relações que envolvem os diferentes setores da economia: o primário, secundário e o setor terciário, já que vivemos a urbanização e a globalização dos mercados em amplas e diferentes dimensões geográficas.

 

Ao final será realizado um levantamento entre os educandos e os pais com a descrição, registro e cálculo da cesta básica familiar, como forma de valorizar o estudo e a aprendizagem, observando a significância do aprender e sua convivência no dia-a-dia.

 

O professor explica que o Brasil ocupa a sexta colocação na produção de alimentos e matéria prima para produção industrial. Os cereais como o milho, arroz e soja estão entre os produtos agrícolas cultivados e, somados, à produção de carne bovina, suína, aves, equinos e caprinos são destaques em supermercados e na exportação de alimentos para o mundo. “Daí a importância de compreender o campo e suas inter relações com a zona urbana”, disse.

 

 

Tags: