Gilvan disse estar mais tranquilo sabendo que sua pet está protegida contra raiva – Foto: Gabriela Letrari
Zoonoses
02 dezembro 2025 às 16:47

Em Palmas, cães e gatos da zona rural são vacinados contra a raiva em casa

Mais de 280 animais foram vacinados em seis dias de visitas de campanha municipal de imunização antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Palmas segue em andamento. Equipes de agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde estão percorrendo casas, sítios e chácaras da região do Água Fria para imunizar os animais. Em seis dias de ação, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) já vacinou 287 animais, sendo 183 cães e 104 gatos.

Quem gostou de receber a equipe em casa foi a produtora rural Juscelia de Freitas Araújo. Para ela, que tem quatro cadelas, a visita dos agentes facilitou por não precisar se preocupar com a logística de transporte dos animais. “Assim não corre o risco de nos esquecermos e muito menos de deixar de levar os cães para serem vacinados. Todos os anos a Maria Leopoldina, Nina e a Sisi tomam a vacina e este foi a primeira da Mel, que só tem seis meses”, contou.

A dona de casa Vandete de Almeida Ferreira e o esposo Gilvan Alves Ferreira sabem da importância da vacinação e ficaram contentes de garantir a dose da cachorrinha Lola. “Ela apareceu aqui na nossa chácara há cerca de três meses e meu esposo se apaixonou por ela. Ele está o tempo todo fazendo carinho e brincando, são superamigos e saber que agora ela está protegida contra a raiva nos deixa mais tranquilos”, afirmou.

A vacinação na zona rural na região norte segue até o dia 19 de janeiro de 2026, passando ainda por localidades como Sonho Meu, Chácaras Senhor do Bonfim, Taquaruçu Grande, Arno 71 (603 Sul), Santo Amaro e Coqueirinhos.

Programação

A programação completa pode ser consultada logo abaixo. Em decorrência do período chuvoso, a mesma pode sofrer ajustes conforme as condições climáticas. Em janeiro, será divulgado um novo cronograma para atender as regiões sul e extremo sul da Capital.

25/11 a 9/12 – Água Fria

9/12 a 11/12 – Sonho Meu

12/12 a 16/12 – Chácaras Senhor do Bonfim, Eucaliptos, Fumaça, Sol Nascente, Sião e Mirante

17/12 a 19/12 – Água Fria e Dertins

5/1 a 12/1 – Taquaruçu Grande

13/1 a 15/1 – Chácaras da Arno 71 e Santo Amaro

16/1 a 19/1 – Coqueirinhos

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Juliana Matos

Tags:

,