Sob a coordenação do professor Deyvid Carvalho, a equipe do Tamandacast gravou o episódio exclusivo sobre o Saeb – Foto: Vania Machado
Educação de Palmas
07 outubro 2025 às 18:02

Em podcast, estudantes da ETI Almirante Tamandaré tiram dúvidas sobre Sistema de Avaliação da Educação Básica 

Episódio do Tamandacast deve ser veiculado ainda nesta semana pelo canais da unidade educacional

Com o tema ‘Educação em Foco – Entendendo o Saeb: por que essa avaliação é tão importante para nossa educação?’, estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, em Palmas, gravaram na tarde desta terça-feira, 7, mais um episódio do Tamandacast, podcast produzido pelos próprios alunos. A convidada especial foi a diretora de Avaliação e Estatística da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Andreane Dantas, que falou sobre o papel das avaliações interna e externa na melhoria da aprendizagem e da gestão educacional.

Durante a conversa conduzida pela estudante/apresentadora Ana Beatriz Santiago, Andreane destacou que atuar na área de avaliação é um desafio, mas também uma missão gratificante. “Por meio da avaliação conseguimos ter um parâmetro real da educação da nossa rede”, afirmou. Ela explicou que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) funciona como uma fotografia da rede, permitindo compreender o nível de aprendizado dos estudantes e orientar estratégias de melhoria. A diretora também ressaltou que o Saep, sistema próprio de avaliação de Palmas, é referência para outros municípios.

O episódio contou com a participação ativa dos alunos, que fizeram perguntas sobre o impacto das avaliações e receberam mensagens de incentivo da diretora.

O podcast

O Tamdacast é produzido pelos estudantes sob a coordenação do professor Deyvid Carvalho, que é coordenador do Projeto Comunicação Tamandaré. O episódio será veiculado ainda esta semana no canal da escola no YouTube, de forma inclusiva e com acessibilidade, contendo intérprete de Libras e legendas, e também nas redes sociais da escola.

Texto: Vania Machado

Edição: Iara Cruz

A diretora Andreane reforçou que o Saeb não deve ser visto apenas como uma prova, mas como uma oportunidade de crescimento – Foto: Vania Machado