
Em seminário, Educação de Palmas debate sobre a escola como espaço de proteção social no território
Gestores da rede municipal, professores, profissionais do Serviço Social e da Psicologia debatem desafios da implementação de Lei Federal nº 13.935/2019
Gestoras da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) participaram na manhã desta quinta-feira, 23, da abertura do 3º Seminário Serviço Social na Educação, realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Na oportunidade, a secretária municipal da Educação, Anice de Souza Moura, e a secretária-executiva pedagógica da Educação, Cândida Cecília, debateram sobre os desafios e possibilidades da implementação da Lei Federal nº 13.935/2019, que assegura a presença de assistentes sociais e psicólogos na Educação Básica.
Promovido com a proposta de fortalecer o debate sobre a inserção desses profissionais nas redes de ensino, o seminário reuniu gestores, assistentes sociais, psicólogos, professores e representantes de instituições de ensino superior e de órgãos públicos ligados à educação e ao serviço social.
A secretária Anice Moura destacou que o diálogo entre as áreas da educação e do serviço social é essencial.“Atualmente, contamos com 30 assistentes sociais atuando em diferentes polos da nossa rede de ensino e a presença tanto dos assistentes como dos psicólogos em nossas escolas é um avanço significativo para ampliar a cobertura de assistência aos estudantes e às famílias, pois nos ajudam a trabalhar num processo educativo que vai além da sala de aula, envolvendo todo o contexto social e emocional dos nossos alunos”, avaliou a gestora.
Escuta e acolhimento
Durante a programação, Cândida Cecília participou da mesa-redonda juntamente com especialistas na área do Serviço Social e da Educação, sobre a atuação do assistente social dentro do espaço escolar. “O trabalho do assistente social dentro da escola é fundamental para que possamos compreender o estudante em sua totalidade, considerando suas condições sociais, familiares e emocionais. Quando o Serviço Social e a Educação caminham juntos, criamos uma rede de apoio que fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo uma aprendizagem mais significativa e um ambiente escolar mais acolhedor e humano”, revelou Cândida.
“Atuamos onde muitas vezes o olhar não alcança as histórias por trás das dificuldades de aprendizagem, nos silêncios que revelam situações de vulnerabilidade e nas pontes que precisam ser construídas entre a escola, a família e os direitos sociais. Nosso papel é garantir que cada estudante seja visto em sua totalidade, com suas potencialidades e desafios”, disse a assistente social Ivanete Januário Barros, que atua na Escola Municipal Professora Rosemir Fernandes de Sousa e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil, ambos situadas no Jardim Aureny III. A programação do seminário segue no período da tarde, com mesas temáticas, apresentações de experiências e debates sobre a construção de políticas públicas voltadas à efetivação da Lei nº 13.935/2019.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos


