
Entulho recolhido ao longo de um ano em Palmas equivale a mais de 6 mil caminhões cheios
Com descarte correto de resíduos de obras e lixo doméstico, volume destes materiais reduziria na Capital
Ao longo de todo ano de 2021, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) recolheu mais de 77.500 metros cúbicos de entulho das ruas de Palmas. Grande parte deste resíduo é oriundo de construção, lixo doméstico ou material reciclável descartado em áreas verdes. Considerando que cada caminhão de recolhimento tem capacidade para 12 metros cúbicos, todo o volume recolhido ao longo do ano equivaleria a mais de 6.400 caminhões.
Nesta quinta-feira, 10, a Superintendência de Serviços Públicos da pasta tem programação de recolhimento de entulho em vários pontos ao longo da Av. LO-10, Av. LO-13, Av. Teotônio Segurado, no Jardim Aureny III e na Quadra Arse 41 (404 Sul). Esses locais foram identificados, em maioria, através de pedidos de limpeza de moradores que entraram em contato pelo aplicativo Colab ou diretamente com a Seisp. O aplicativo está disponível para celulares Android e iOs e também recebe solicitações de outros serviços municipais, como de recuperação asfáltica e recolhimento de galhadas, por exemplo. A plataforma também é acessível pelo site https://www.colab.re/ .
Descarte adequado
Há formas adequadas de dar destinação adequada aos resíduos gerados em casa, nas empresas ou indústria. No caso de lixo doméstico, a coleta é feita diariamente em toda a cidade. É fundamental conhecer o itinerário do sistema de coleta. Além disso, com a adoção do cuidado, previne-se mau cheiro nas ruas e também que o lixo atraia animais que possam romper os sacos plásticos. Para conhecer a programação dos caminhões de coleta, clique aqui.
O entulho pode ser evitado também encaminhando devidamente restos de poda doméstica, por exemplo, a um dos dois Ecopontos de Galhadas de Palmas. A solicitação de coleta pode ser feita pelo telefone (63) 3212-7426. Pneus inservíveis devem ser direcionados ao Ecoponto de Pneus, na Avenida I, quadra 129 A lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I.
Já os resíduos de obras e reformas devem ter seu descarte contratado por serviços de disque-entulho, que são autorizados a encaminhar residual de construção civil para um aterro específico. Até corpos de animais mortos devem ter seu descarte direcionado para um serviço específico e gratuito, cuja solicitação pode ser feita também pelo telefone (63) 3212-7426. Materiais descartáveis, como plástico, papelão, vidro e metal, devem ser higienizados e encaminhados a algum dos 13 ecopontos do Programa Renova Palmas. O programa também recebe óleo de fritura. Dúvidas sobre esse serviço podem ser esclarecidas pelos telefones (63) 3212- 7417 e 3212-7426, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.