10 abril 2018 às 17:51

Equipe do WebDoc “Brasil, Aqui tem SUS” grava sobre experiências do Projeto Consultório na Rua, em Palmas

O Consultório na Rua e o Projeto Palmas Livre da Hanseníase estavam inscritos entre os mais de 320 projetos, de várias cidades, na mostra Brasil


Uma equipe de profissionais do audiovisual que está produzindo os web documentários “Brasil, aqui tem SUS”, está em Palmas desde o último domingo, 08, para gravar sobre as experiência e o trabalho do Projeto Consultório na Rua.

 


Durante os dois últimos dias, a equipe composta de quatro profissionais está acompanhando a rotina de atuação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Palmas no atendimento e cuidado com as pessoas em situação de rua na Capital. Em cada novo local a equipe é surpreendida com histórias de dedicação e envolvimento dos profissionais com o trabalho, além de relatos comoventes dos moradores que vivem nas ruas e sobre os benefícios que eles estão recebendo por meio da atuação da equipe de saúde.

 


O Consultório na Rua e o Projeto Palmas Livre da Hanseníase estavam inscritos entre os mais de 320 projetos, de várias cidades, na mostra Brasil, Aqui tem SUS, que concorreram ao prêmio.  Palmas foi premiada com os dois trabalhos, levando os prêmios na categoria Gestão do Trabalho e Educação na Saúde com o projeto de Educação Permanente na intervenção “Palmas Livre da Hanseníase”; e na categoria Promoção de Saúde, com a experiência “Consultório na Rua: Cuidado em Saúde de Pessoas em Situação de Rua” que também foi eleita a melhor experiência apresentada no  prêmio, recebendo como premiação a produção de documentário do Projeto Webdocs Brasil aqui tem SUS.

 


De acordo com a jornalista, Talita Carvalho, uma das integrantes da equipe de produção do vídeo, os Web documentários “Brasil, aqui tem SUS” veio com a  proposta de mostrar as experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país. Ela explica que a primeira série de vídeos produzida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) conta com cinco docs sobre trabalhos vencedores da premiação por região da Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada em 2016.  “As produções desses vídeos são feitas especialmente para mostrar o SUS que dá certo. O Conselho, como entidade representante das 5570 secretarias municipais de saúde, mostra por meio dessa série de vídeos o trabalho realizado diariamente pelas equipes de saúde que trabalham por uma saúde pública de qualidade”, comenta, acrescentando que o objetivo da divulgação desses trabalhos, além de influenciar os gestores municipais de saúde a replicar as boas práticas, é também promover pautas positivas acerca do SUS.

 


Para a odontóloga Pollyanna Ulhôa que compõe a equipe do Consultório na Rua é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que se dedicam constantemente com a prevenção e promoção da assistência aos pacientes em situação de vulnerabilidade.


Programa premiado

 


Consultório na Rua: foi instituído pelo Programa Palmas para Todos e implantado no segundo semestre de 2016 pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com a proposta de garantir acesso e reduzir iniquidades em saúde, atendendo pessoas em situação de rua de Palmas.  Mesmo sendo uma Capital nova, a cidade já contabiliza um número significativo de pessoas que vivem pelas calçadas e são alvo da equipe multidisciplinar do projeto, cujo desafio é dar condições para que eles alcancem o mínimo de cidadania através da saúde.

 


O Consultório de Rua consiste na busca ativa de pessoas que vivem em situação de rua, através de pelo menos quatro profissionais, como enfermeiro, psicólogo, odontólogo, assistente social, agentes sociais e técnicos de enfermagem. Quando necessário, a pessoa em atendimento é levada para os Centros de Saúde da Comunidade (CSC) e até mesmo para as Unidades de Pronto Atendimento (Upas). A atuação pode ser feita a qualquer tipo de necessidade de saúde, como o pré-natal: a gestante pode ser acompanhada onde ela está e os profissionais podem vincular a mulher a um CSC para que faça os exames e procedimentos necessários.

 

Tags: