10 abril 2012 às 14:30

Equipe Técnica do Projeto Vida no Trânsito conhece a experiência de São José dos Campos

Desta terça-feira, 10, até o dia 13 de abril, uma equipe formada por técnicos das Secretarias de Segurança Trânsito e Transporte, da Saúde e  da Educação estarão em São José dos Campos – SP. A visita técnica objetiva conhecer os procedimentos adotados no desenvolvimento dos Sistemas Dinâmicos de Melhoria Contínua já implantados no referido município.


Os Sistemas Dinâmicos de Melhoria Contínua desdobram-se basicamente em: Escola Segura, Região Progressivamente Segura, Táxi Seguro e Transporte Escolar Seguro, que serão implantados, também, a partir deste ano  em Palmas.


De acordo com a Assessora Técnica da SMSTT e secretária da Comissão Local do Projeto Vida no Trânsito, Kellen Fernandes, São José dos Campos é uma cidade considerada modelo de sucesso quando se trata da aplicação da metodologia dos sistemas. “Esta visita in loco vai nos permitir conhecer os resultados já alcançados naquela cidade, com isso poderemos dimensionar os desafios que teremos que superar para que a implantação desses sistemas aconteça com êxito, trazendo os resultados positivos para a sociedade palmense”, finalizou Kellen.


Com a implantação de fato dos novos sistemas, o Projeto Vida no Trânsito pretende envolver estrategicamente grupos com uma cultura comportamental específica, capaz de influenciar outras pessoas a comprometerem-se na adoção atitudes positivas que garantam um trânsito seguro, o qual tem como finalidade primordial preservar a vida.

 

Projeto Vida no Trânsito

Palmas é uma das capitais brasileiras que desenvolvem o Projeto Vida no Trânsito, sendo uma ação global que surgiu com a finalidade de diminuir os altos índices de lesões graves e mortes em acidentes de trânsito em vários países. A seleção para a escolha das cidades contempladas comportou critérios epidemiológicos e estruturais, como por exemplo a grande quantidade de vítimas com lesões graves e mortes nas vias urbanas, fatores de risco como consumo de álcool antes de dirigir e infraestrutura urbana.