13 abril 2012 às 17:50

Equipe técnica do Projeto Vida no Trânsito conhece experiência de São José dos Campos

Com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas pelos Sistemas Dinâmico de Melhoria Contínua já implantados em São José dos Campos- SP, equipe de técnicos das Secretarias de Segurança Trânsito e Transporte, Saúde e Educação estiveram no município paulistano a fim de reduzir os índices de acidentes em Palmas, com base nos projetos que promovem a educação no trânsito. A extensa agenda de atividades da equipe encerrou nesta sexta-feira, 13.


São José dos Campos é uma cidade considerada referência nacional no tocante a Educação no Trânsito, por esta razão recebeu, na mesma ocasião,  além da equipe palmense, técnicos de Campo Grande –MS.  Durante a estadia, os dois grupos conheceram o trabalho desenvolvido pela Prefeitura daquela cidade na Estratégia de Proatividade e Parceria (EPP), que une três setores distintos do poder público – transportes, saúde e educação – em busca de um mesmo objetivo: evitar mortes e lesões no trânsito, considerando para isso uma coleta sistemática de estatísticas de acidentes do município.


“Sabemos do tamanho do desafio que teremos pela frente, contudo, conhecer uma experiência como essa nos fortalece muito. Aqui não apenas constatamos os resultados, mas também tivemos acesso às informações detalhadas sobre os programas que  serão desenvolvidos em Palmas”, afirmou a vice-presidente da Comissão Local do Projeto Vida no Trânsito, Marileide Cipriano.


“Esta visita técnica vai além de apenas conhecer uma experiência bem sucedida, é uma oportunidade para começarmos da melhor maneira, ou seja, subsidiados por dados que em seu conjunto formam o sistema que é modelo nacional. Creio que isso nos possibilitará evitar erros simples, mas que influenciarão diretamente nos resultados”,pontuou Kellen Fernandes, Assessora Técnica da SMSTT e Secretária da Comissão Local do Projeto Vida no Trânsito.


A última atividade da visita técnica deu-se com uma blitz educativa do NET com estudantes que participam do projeto Escola Amiga do Trânsito, evento acompanhado pelas equipes de Palmas (TO) e Campo Grande (MS).

Resultados constatados em São José dos Campos –SP

Desde a adoção da Estratégia de Proatividade e Parceria (EPP), a taxa de mortalidade hospitalar entre as vítimas de acidentes diminuiu de 10% para 2,5%. No setor de educação, o tema e discussões sobre comportamento seguro no trânsito foram transmitidos para aproximadamente 74 mil estudantes. E na Secretaria de Transportes, com o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), oito projetos, além de três campanhas permanentes, levam os conceitos de segurança viária a todas as faixas etárias da população.