Equipes de SP, RJ, MG e GO atuam na limpeza de biodiesel derramado na Graciosa
Segue a todo vapor o trabalho de limpeza na região da Orla da Praia da Graciosa, afetada pelo biodiesel derramado na quarta-feira, 18, durante acidente envolvendo uma carreta carregada com o produto. O acompanhamento, providências e análise desse desastre são feitos pela Defesa Civil Municipal.
Nesta sexta-feira, 20, as equipes contam com a participação de técnicos vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, ligados à Petrobras, à seguradora da carga, ao vendedor e ao comprador do produto.
Segundo informou Marcelo Pereira de Lima, chefe da Divisão Municipal da Defesa Civil, as ações ainda estão ligadas à sucção do restante do biodiesel da água do Lago. “Mas há também o trabalho de arremate, como a retirada do produto com espuma, feita manualmente”, completou Marcelo.
Já no local e nas ruas próximas à rotatória, onde houve o acidente, desde ontem, quinta-feira, 19, as atividades das equipes estão concentradas na colocação de areia na via. “Onde o biodiesel caiu, a terra está sendo recolhida e colocada em cima de lona plástica para evitar permeabilização no solo”, explica o chefe da Defesa Civil. Até mesmo o bueiro onde o combustível caiu e escorreu para o Lago será lavado.
Análise
A Defesa Civil Municipal já realizou a retirada de amostra de água do Lago para análise em laboratório. O resultado deverá ficar pronto neste fim de semana.