
Escola Beatriz Rodrigues é destaque em reportagem sobre IDEB 2015
A Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva alcançou média acima da considerada ideal para as escolas públicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2015). A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que os índices da escola tiveram uma melhora significativa de 2007 a 2015, antes com média 4.7 e agora com 7.5, nas séries iniciais (4º e 5º anos), o que rendeu o primeiro lugar do Tocantins. O resultado mostra que é possível realizar ensino público de qualidade quando as partes, escola, aluno, comunidade e família, constroem um ambiente escolar propício para o desenvolvimento do educando.
O engajamento dos professores reflete na postura dos alunos dentro da escola, como a ação da professora Ana Paula Silva que, junto com os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dá aulas aos sábados com foco nas Olimpíadas de Matemática, “ela explica de uma maneira que a gente entende melhor, isso faz a gente gostar mais de matemática”, comenta a aluna Vitória Olveira.
A escola hoje é referência em gestão e aprendizado, o que é retrato da intensificação em projetos de leitura, grupo de estudos, “O segredo é muito trabalho, buscar parcerias, participação dos pais e o comprometimento dos profissionais faz toda a diferença no dia a dia da escola”, enfatiza Luciana Kramer, gestora da unidade. Os pais exercem um papel fundamental para o bom rendimento escolar e Antonio Evandro, pai de aluno, sabe disso e deixa a dica “vai depender também da criação dos pais”.
Um dos maiores atrativos da escola é o projeto Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, estimulando ainda mais na formação dos jovens. Um dos resultados positivos da boa atuação e trabalho em equipe dos educadores e alunos foi o projeto “Mandacaru Contra o Câncer” elaborado pelas alunas Heloísa Faustino, Ana Beatriz Mesquita e Maria Vitória Canevari, apresentado na Feira de Ciências (Fecit – 2016) que apresentarão o projeto no Encontro Latinoamericano de Iniciação Cientifica na Colômbia.
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mede a qualidade do ensino público no País, funciona de forma avaliativa, onde quanto maior a nota melhor o nível educacional. A média considerada ideal é de 6.0 para as escolas públicas, e são usadas as matérias de português e matemática para avaliação de conteúdo.
A Escola Beatriz Rodrigues tinha a meta de atingir nota 5.8 e obteve 7.5 nas séries iniciais (4º e 5º anos) e 6.7 nas séries finais (8º e 9º anos), conquistando primeiro lugar entre as escolas da Capital e do Estado, a quarta posição na Região Norte do País e a posição de número 60 entre as 100 melhores do Brasil.


