15 março 2019 às 09:16

Escola da rede municipal cria Polo Olímpico de Treinamento Intensivo voltado para competições de matemática

Projeto tem como finalidade melhorar o desempenho dos alunos na Obmep

De olho na Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep, a equipe da Escola de
Tempo Integral (ETI) Vinícius de Moraes, na Arse 72, incentiva os alunos com a
criação do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).

 

O Poti concentra a ação dos
professores ligados à disciplina que desenvolvem um programa específico de
apoio e treinamento intensivo voltado para as competições de matemática. O
projeto tem como finalidade incentivar o gosto pela área e melhorar o
desempenho dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas
Públicas (Obmep). Os estudantes interessados em participar do Poti podem se
inscrever até o dia 17 deste mês por meio do site http://poti.impa.br/. As
vagas são limitadas.

 

A aluna Aline Azevedo, 9º
ano, fala da sua experiência de aprovação na segunda fase da Obmep 2018, fruto
do incentivo recebido no projeto e da dedicação aos estudos. Ela avalia sua
participação no Poti como uma experiência muito válida, pois está tendo a
oportunidade de revisar o que já sabe e aprender ainda mais. Segundo a
estudante, uma das motivações em participar do programa é obter um melhor
desempenho. “Conseguir uma boa pontuação na Olimpíada implica em ganhar novas
oportunidades, mostrar o seu potencial e capacidade”, relata.

 

O responsável pelo Poti na
unidade, professor Rodrigo Mota, enfatiza que o projeto é uma proposta do
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) que visa desenvolver em algumas
escolas um treinamento específico para a participação em olimpíadas de
matemática, inclusive fazendo a sua avaliação semestral.

 

Segundo Mota, este ano a
unidade aderiu à proposta de forma sistematizada tornando-se o segundo polo no
estado do Tocantins, sendo o outro no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de
Gurupi. “O programa possibilita aos alunos com desenvoltura em matemática terem
um aprofundamento maior no conteúdo estudado. Dessa forma a escola consegue
atender todas as demandas, tanto dos alunos com dificuldade no turno regular
quanto aqueles que se interessam e querem algo a mais com a disciplina”,
pontua.

 

O professor destaca que o
objetivo das olimpíadas é identificar pessoas com talento para as Ciências e
que a participação no Poti pode viabilizar o ingresso futuro dos alunos em
projetos de iniciação científica junto ao Ministério das Ciências, Tecnologias,
Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Daniel Tramontini, diretor
da unidade, acolheu a proposta e ofereceu todo apoio aos professores
considerando que o projeto não conta com a destinação de recursos específicos.
“Se trata de uma ferramenta a mais para se trabalhar a disciplina de matemática
e principalmente para as Olimpíadas, não só com os nossos alunos, mas também
com os alunos da rede”, afirma.

 

Obmep

 

As inscrições para a 15ª
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) se encerram
nesta sexta-feira, 15. A maior competição científica do País se destina a
professores e estudantes das redes pública e privada. As escolas que ainda não
se inscreveram podem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de
inscrição, disponível em http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do
.

 

 

Revisão e postagem: Iara
Cruz

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