28 agosto 2015 às 16:34

Escola da rede municipal de ensino desenvolve projeto sobre crise econômica

Um projeto desenvolvido na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda levou os alunos da unidade a aprender mais sobre juros, porcentagem, inflação e desemprego. As atividades do projeto pedagógico denominado “Aprendendo e compreendendo a matemática e a economia do dia a dia”, foram iniciadas no último dia 12 e encerradas nesta quinta-feira, 27.

 

Durante o período de desenvolvimento do projeto, alunos dos 9º anos da escola fizeram pesquisa de campo em feira, supermercados e lojas. Nesses lugares eles coletaram preços de diversos produtos. Em casa, os alunos pesquisadores avaliarem a receita e despesa familiar mensal.  

 

Segundo o professor Adauto Cabral, o projeto objetivou preparar os alunos para uma leitura do mundo real movido pela economia de mercado. “Propomos pesquisas de campo, bibliográfica e a socialização de conhecimentos adquiridos. Por meio desse trabalho o aluno pôde posicionar um pensamento lógico e a capacidade de análise crítica”, disse, acrescentando que os educandos puderam compreender a relação entre a aprendizagem escolarizada e os mecanismos econômicos que regem o comércio e a vida das pessoas em diferentes espaços geográficos. 

 

Para o aluno Moisés Muniz Pereira Gomes, a experiência das pesquisas foi enriquecedora. “Abrimos os olhos para as notícias sobre a economia que está muito presente em nossas vidas. Aprendemos a valorizar os salários dos nossos pais e nos preparar para o trabalho no futuro”, disse.

 

O professor Marques, regente da disciplina de matemática, contou que a realização do projeto efetivou o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. “Eles puderam fazer uma leitura clara dos números dispostos nas relações comerciais do dia a dia”, finalizou.