
Escola da rede municipal de ensino desenvolve projeto sobre crise econômica
Um projeto desenvolvido na Escola
Municipal Aurélio Buarque de Holanda levou os alunos da unidade a aprender mais
sobre juros, porcentagem, inflação e desemprego. As atividades do projeto
pedagógico denominado “Aprendendo e compreendendo a matemática e a economia
do dia a dia”, foram iniciadas no último dia 12 e encerradas nesta
quinta-feira, 27.
Durante o período de desenvolvimento
do projeto, alunos dos 9º anos da escola fizeram pesquisa de campo em feira,
supermercados e lojas. Nesses lugares eles coletaram preços de diversos
produtos. Em casa, os alunos pesquisadores avaliarem a receita e despesa
familiar mensal.
Segundo o professor Adauto Cabral, o
projeto objetivou preparar os alunos para uma leitura do mundo real movido pela
economia de mercado. “Propomos pesquisas de campo, bibliográfica e a
socialização de conhecimentos adquiridos. Por meio desse trabalho o aluno pôde
posicionar um pensamento lógico e a capacidade de análise crítica”, disse,
acrescentando que os educandos puderam compreender a relação entre a
aprendizagem escolarizada e os mecanismos econômicos que regem o comércio e a
vida das pessoas em diferentes espaços geográficos.
Para o aluno Moisés Muniz Pereira
Gomes, a experiência das pesquisas foi enriquecedora. “Abrimos os olhos para as
notícias sobre a economia que está muito presente em nossas vidas. Aprendemos a
valorizar os salários dos nossos pais e nos preparar para o trabalho no
futuro”, disse.
O professor Marques, regente da
disciplina de matemática, contou que a realização do projeto efetivou o
desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. “Eles puderam fazer
uma leitura clara dos números dispostos nas relações comerciais do dia a dia”,
finalizou.