Escola de Tempo Integral da região Sul aborda ações dos 4 Rs para o Dia Temático
A Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, na região Sul de Palmas, iniciou ontem várias atividades antecipando o Dia Temático – 4 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar –, que ocorre no próximo dia 28.
A idéia, segundo a diretora da Escola, Idelma Pereira de Basto Santos, é trabalhar o conceito de cada R, por meio de atividades multidisciplinares com a comunidade escolar, procurando sensibilizar os alunos para que se tornem transformadores do meio ambiente. “Começamos com ações para intercalar e reforçar a temática que culmina no dia 28, onde haverá oficinas, jogos e atividades lúdicas”.
A diretora cita que os assuntos são trabalhados conforme cada disciplina. No caso de matemática o professor utiliza gráficos mostrando a quantidade de lixo produzido dentro da escola. “Com os dados o professor coloca no gráfico como aquele lixo da escola poderia está sendo reaproveitado e como isso diminuiria o impacto no meio ambiente”, explica.
Na disciplina de português, os alunos do 1º ao 9º estão trabalhando na fabricação de cartazes e faixas relacionadas a um dos Rs, no caso o Reeducar. “Eles, ao longo da semana terão que criar mensagens que contenham dicas e informações referentes à temática. E no dia D, será escolhido aquele cartaz ou faixa que conseguiu transmitir a informação de forma mais eficiente”, conta Idelma.
Além disso, os alunos também participam de um Fórum de discussão sobre Meio Ambiente. “Tudo isso para preparar os alunos para o dia principal”. Já para o dia
4 Rs
O conceito dos 4 Rs surgiu há décadas atrás e tem como objetivo adotar medidas que diminuam o consumo desenfreado, além de preservar o meio ambiente e diminuir a degradação dos recursos naturais. Desta forma, para conseguir atingir estes objetivos é necessário conhecer e exercer os 4 Rs:
Reduzir: a quantidade de resíduos produzidos (por exemplo, através da utilização de produtos de longa duração e de produtos a granel),
Reutilizar: resíduos quando não for possível reduzir, através da utilização de materiais usados (por exemplo, reutilização de sacos plásticos, reparação de artigos danificados),
Reciclar: encaminhar o produto de volta para o processamento após sua utilização, exemplo: latinha de alumínio volta para a indústria de latinhas;
Reeducar: é repensar sobre nossos hábitos de consumo e como podemos melhorar para minimizar o impacto no planeta terra.