04 novembro 2016 às 14:58

Escola Maria Júlia realiza 8ª edição de Gincana Escolar Cultural

Promover atividades lúdicas e culturais que priorizem a construção do conhecimento. Foi esse o principal objetivo da 8ª edição da Gincana Escolar Cultural Maria Júlia 2016, promovida pela Escola Municipal Maria Júlia Amorim, localizada no Jardim Aureny III. O encerramento da competição foi realizada nesta sexta-feira, 04, na quadra de esportes da unidade escolar.

 

A gincana que já faz parte do calendário anual da escola teve como tema central desta edição as regiões do Brasil. Segundo a coordenação do evento, todas as atividades escolhidas serviram para fomentar entre os alunos o desejo de conhecer e valorizar as regiões brasileiras em seus aspectos culturais, socioeconômicos, geográficos, históricos e ambientais, por meio de pesquisa e atividades diversas  compartilhadas com toda a comunidade escolar.

 

No encerramento da competição, realizada na manhã desta sexta-feira, 04, as equipes representadas pelas cores verde, laranja, azul e vermelha, realizaram provas que proporcionaram às equipes reforçar valores, tais como o respeito entre seus componentes, a socialização e integração, e a busca do espírito competitivo e saudável. Durante o evento, as equipes se enfrentaram em provas de conhecimentos gerais, soletração, dublagem musical, corrida do saco, grito de guerra e provas surpresas. Em todas as atividades foram avaliadas e pontuadas a caracterização das equipes, a torcida mais animada e disciplinada, e a participação dos integrantes da equipe.

 

Ao final da competição, cada aluno que participou efetivamente da gincana recebeu um ponto em todas as disciplinas. Já os alunos da equipe vencedora receberão um ponto a mais na disciplina que escolheram.

 

Para a diretora da escola, Maria Mendes, a gincana visa estimular a participação dos alunos, a responsabilidade social, a descoberta, o reconhecimento e o estímulo das mais variadas aptidões. “Atividades como estas reforçam a autoestima do aluno. Afinal, cada experiência, apesar de ser realizada coletivamente, é particular e única. A gincana possibilita também o autoconhecimento significativo em um processo de escolha profissional segura e responsável”, afirmou.

Tags: