
Escola Monteiro Lobato promove palestra sobre ‘Como ajudar meu filho a se desenvolver’
Evento faz parte da programação do Projeto de Inclusão e Desenvolvimento na Escola
Incluir vai muito além de aceitar. Pensando assim, a Escola Municipal Monteiro Lobato, situada na Arse 102 (1006 Sul), promoveu na noite desta última quarta-feira, 19, mais uma etapa do Projeto de Inclusão e desenvolvimento na Escola, com a palestra 'Como ajudar meu filho a se desenvolver' para pais e responsáveis dos alunos da unidade que foram diagnosticadas com alguma neuropatia.
As psicopedagogas e especialistas em neuroaprendizagem, Eliane Marques e Denise Capuzzo, abordaram sobre as diferenças, a valorização do ensino personalizado, das adaptações para as necessidades específicas de cada aluno, entre outros aspectos. “É muito importante que as dinâmicas no ambiente escolar sejam pensadas abrangendo todos os alunos, pois são específicos e únicos. Sabemos que as crianças neurodiversos possuem dons que vão ao encontro de várias habilidades, portanto a escola e a família podem, juntos, ajudar a despertar o interesse para práticas de algumas atividades que os estimulem", cita a especialista Eliane Marques.
Na escola, 44 alunos são neurodiversos, portanto promover integração e estimular um relacionamento saudável entre osF alunos e corpo de servidores da escola é essencial para a permeância deles no ambiente escolar”, diz a diretora da unidade, Maria do Socorro Fragoso Alves, acrescentando que o momento com a família é importante para que este processo aconteça.
Maria do Socorro Fragoso Alves reforça que além de receber crianças neurodiversas, é preciso incluí-las nas atividades e na dinâmica com os colegas e professores. "A ideia de inclusão é muito mais que acolher o aluno na escola. Buscamos com a parceria da família, oferecer igualdade de oportunidades, com atividades voltadas a inserção delas na unidade", explica a diretora.
Daniella Martins Rodrigues, mãe do aluno Caleb Rodrigues disse que a receptividade, a afetividade e o acolhimento com as crianças especiais é o que ela mais valoriza na unidade escolar. “Tivemos muita dificuldade com a adaptação do Caleb em outras escolas, e aqui no Monteiro Lobato ele integra, participa e gosta de estar na escola”, relata a mãe.
Texto: Semed/Palmas
Edição: Secom