23 agosto 2010 às 16:33

Escola Municipal de Palmas participa do programa um computador por aluno

A Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar, localizada no distrito de Taquarussu a aproximadamente 30 Km de Palmas, foi contemplada pelo programa do Ministério da Educação (MEC) Um Computador por Aluno (UCA) e recebeu 500 laptops no mês de julho deste ano. Agora, cerca de 25 professores e servidores municipais estão sendo capacitados pelo grupo de formadores da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (SEMED), da Pontifica Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

De acordo com Demerval de Almeida, coordenador do Centro de Processamento de Dados da SEMED, com esse programa a escola tem a oportunidade de inovar no uso das tecnologias. “O computador é uma ferramenta que soma no aprendizado do aluno”.

Segundo a diretora Gisleide Ferreira A. Nascimento, todos estão ansiosos para iniciar o programa na escola, “o objetivo é elevar ainda mais o índice de aprendizado dos alunos com mais essa ferramenta de trabalho”, afirmou a educadora.

Capacitação
O curso tem a duração de 180 horas em três módulos, sendo a primeira etapa de 18 horas presenciais, nos dias 23, 24 e 25 deste mês na Escola Estadual Dom Alano, e às 162 horas restantes na modalidade de Educação à Distância (EaD) on line. A previsão para o término da capacitação é para o mês de novembro deste ano. Em Palmas, três escolas participam do curso, a Escola Municipal Crispim Pereira de Alencar, a Escola Estadual Dom Alano e a Escola Estadual Beira Rio.

Objetivo
O UCA tem por finalidade promover a inclusão digital nas escolas com equipamentos que se destinam ao desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem com o uso com fins educacional por alunos e professores.