Escola Municipal Jorge Amado lança projeto em defesa do Cerrado
A Escola Municipal Jorge Amado lança neste sábado, 08, das 8 às 12 horas, o projeto Cerrado: Conhecer para Preservar. Baseado nos princípios da Educação Ambiental, o projeto visa contribuir para a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para o cuidado, valorização e conservação do Cerrado. O Projeto contará com exposição de cartazes, maquetes, banner e vídeos confeccionados pelos próprios alunos, além de apresentações de teatro, dança, música, entre outras atividades.
De acordo com a diretora da escola, Maria Eunice Ferreira dos Reis, dentro do projeto Cerrado os alunos terão conhecimentos sobre o clima, solo, relevo, vegetação, os frutos, os animais e o artesanato. Segundo ela, através desses conhecimentos acredita-se que os alunos poderão valorizar mais o bioma em que vivem, bem como, o lugar onde residem e o próprio ambiente escolar.
A diretora cita ainda que os desafios em sensibilizar os alunos quanto à algumas temáticas simples e de fundamental importância, a exemplo do desperdício de água, as queimadas, o lixo, a preservação de nascentes e dos rios, entre outros. Ela entende que os alunos, como agentes de informação e de transformação, poderão repassar o conhecimento adquirido através desse projeto para o ambiente familiar.
A diretora Maria Eunice explicou ainda que, através do projeto, pretende-se romper com o preconceito de que o bioma Cerrado é feio. “Ele é diferente de outros biomas por diversos fatores abióticos e bióticos. Esse bioma precisa de cuidados e precisa ser preservado. Existe uma riqueza que precisa ser conhecida para ser valorizada”, defende.