15 setembro 2009 às 09:39

Escola Municipal Jorge Amado oferecerá refeições para alunos da zona rural

A Escola Municipal Jorge Amado, localizada no Setor Santa Fé, em Taquaralto, começou nesta segunda, 14, a oferecer 50 refeições aos alunos que participam das oficinas do Programa Mais Educação. Ao todo 130 alunos fazem parte do projeto, porém as refeições (horário de almoço) são para atender os estudantes, que moram na zona rural de Palmas, e que passam o dia na escola. 


O programa, instituído pelo Ministério da Educação, tem como principal objetivo ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública municipal. Segundo informações da diretora da escola, Janice Kissner Ferreira, na unidade escolar, por meio do programa, são ofertados oficinas em diversas modalidades: letramento, matemática, fanfarra, xadrez virtual, teatro e judô. 


As oficinas, de acordo com a diretora, também são para preparar as turmas do 6º ao 9º ano, que participarão da Provinha Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Para atender os 130 alunos, em turnos diferenciados, foram contratados dois professores, por meio do repasse de recurso do Governo Federal. Além, do Programa Mais Educação, a escola Jorge Amado realiza aos sábados a Escola Aberta, das 13h30 às 17 horas.


Programa


No ano passado, 47 municípios adotaram o Mais Educação, com foco na melhoria do rendimento dos alunos e no melhor aproveitamento do tempo escolar. No primeiro momento, o programa está centrado nas capitais, regiões metropolitanas, cidades com mais de 200 mil habitantes e nas escolas com baixo IDEB. A meta é atender 1,5 milhão de alunos do ensino fundamental. O MEC investirá R$ 60 milhões neste ano para ampliar as atividades em duas mil escolas.