
Escola Municipal Monteiro Lobato recebe ação do projeto ‘MiniCidadão’
Projeto visa facilitar a emissão do documento de identificação para crianças matriculadas em creches e escolas públicas da Capital
Mais uma ação do projeto ‘MiniCidadão’ está sendo realizada nesta semana, nos dias 22 e 23, na Escola Municipal Monteiro Lobato, Arse 102 (1006 Sul), em Palmas. A iniciativa visa combater o desaparecimento infantil no Tocantins e integra o Programa de Localização de Pessoas Desaparecidas, do Centro de Apoio da Cidadania, do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado da Segurança Pública, Receita Federal e Ministério Público do Estado. Firmada em 2023, a colaboração tem como meta facilitar a emissão do documento de identificação para crianças de 0 a 12 anos matriculadas em creches e escolas públicas da Capital, como medida preventiva de segurança.
Documentação e cidadania
O diretor da unidade, Antônio Napunuceno, afirma que os atendimentos ocorrem paralelamente às atividades do calendário escolar. “Pretendemos atender até o final do dia cerca de 120 alunos. Essa parceria tem grande alcance social, viabiliza o acesso de muitas famílias ao serviço, considerando que a escola concentra boa parte da comunidade”, destaca.
Gildásio Marques, pai do estudante Arthur Alves, do 3° ano, aderiu à ação por entender que a emissão do documento incentiva o filho. Para ele, o projeto agrega benefícios e garante direitos às crianças tocantinenses.
O estudante Guilherme Borges, do 5º ano, ressaltou a importância de receber seu documento de identidade. “Meu pai estava sem tempo, ontem separamos meus documentos e ele me deixou tirar a identidade aqui. Agora, quando precisar fazer alguma coisa fora de casa, em viagem ou no cinema, estarei com meu documento. Será mais rápido e seguro”, relatou.
Texto: Aline Belous
Edição: Wédila Jácome
