
Estudantes desenvolvem competências socioemocionais com atividades do Aprova Brasil
Projeto auxilia alunos das séries iniciais no controle das emoções e busca desenvolver habilidades como foco, estabilidade, engajamento, coragem e alegria
Desde a segunda quinzena de 2023, os 700 alunos da Escola Municipal Sávia Fernandes, localizada no setor Bela Vista, em Palmas, participam das atividades do Projeto Aprova Brasil que visam o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do reforço em leitura e Matemática. Para auxiliar estudantes das séries iniciais no controle das emoções, o projeto apresenta uma turma de mascotes representando estados que podem ser alcançados pelas crianças: foco, estabilidade, engajamento, coragem e alegria.
Os livros trazem uma mascote para cada ano, em papel cartonado, para os alunos montarem. Elas também aparecem nas páginas dos simulados, no momento da prova. O objetivo é acompanhar as crianças em diversos momentos da aprendizagem, proporcionando descontração e celebrando conquistas na escola e na vida.
A supervisora pedagógica Regina Schmidt explica que cada mascote tem em si os dois polos da emoção. Representam e tratam de forma lúdica e natural a possibilidade de oscilação do estado emocional. “As emoções e o engajamento afetam diretamente o processo de aprendizagem. Mais que um recurso pedagógico, as mascotes têm o objetivo de fortalecer a autoestima. São motivadoras de conversas sobre sentimentos e atitudes que as crianças trazem para a vida escolar. Cada mascote tem seus pontos fortes e fracos que são abordados em rodas de conversas favorecendo um ambiente de acolhimento, onde as crianças podem expressar suas emoções e medos, perceber seus sentimentos e nomeá-los”, esclarece.
Acerca dos resultados do projeto, Regina explica que ao final deste mês será inserido na plataforma o simulado dois. Após comparação com o simulado um, será possível mensurar a evolução dos alunos, identificando onde se apresenta melhor desempenho e dificuldades para planejar as novas estratégias de intervenção. “Porém, nas aulas regulares, já podemos notar um progresso quanto a leitura e interpretação de textos e nos descritores de Matemática que são exigidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”.
Aprova Brasil
O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada que se apoia em recursos impressos e digitais para trabalhar as competências e habilidades exigidas em avaliações externas, como o Saeb.
É composto de volumes de Língua Portuguesa e Matemática para cada ano do Ensino Fundamental, com um conjunto de lições e simulados que, além de familiarizar os alunos com os modelos das avaliações oficiais do Saeb, trazem informações relevantes sobre sua aprendizagem.
Também tem como objetivo auxiliar professores e gestores no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais do Saeb para os segmentos de Ensino Fundamental. Os livros também servem como material de apoio no processo de reforço e recuperação dos alunos, para minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem das crianças.