10 agosto 2011 às 11:28

Estudantes do Instituto Federal do Maranhão visitam o aterro sanitário da Capital

Nesta quarta-feira, 10, cerca de 20 estudantes do curso Técnico em Controle Ambiental, do Instituto Federal do Maranhão – Campus Zé Doca -, conheceram o projeto de coleta seletiva nas escolas de Palmas e visitaram o aterro sanitário da cidade.


Conforme o professor do Curso Técnico em Controle Ambiental, Odízio Rezende Neto, o objetivo da visita é conhecer todo o processo de administrar os resíduos sólidos, o destino final desses materiais e o sistema de tratamento do aterro sanitário, que é uma referência nacional e que pode ser exemplo para outras cidades. ‘’A  Capital foi escolhida através de pesquisas feita pelos acadêmicos“, explica Rezende.


Na oportunidade os estudantes conheceram a Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável da Região Norte (Ascampa) e a implantação da Coleta Seletiva que já é realidade em 50% das unidades escolares e que tem servido de espelho para a implantação desse sistema no espaço urbano.


De acordo com a gerente de Educação Ambiental e de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Silvia Cecília Rodrigues, é muito importante receber visitas de outro estado, para conhecer a coleta seletiva de Palmas que tem sido uma das primeiras cidades a implantar o programa.