
Etapa da II Conferência Estadual de Saúde Mental acontece nesta terça-feira, 15
As inscrições ainda estão abertas para participar do evento que será promovido no formato virtual
Durante toda esta terça-feira, 15, Palmas promove uma das etapas da II Conferência Estadual da Saúde Mental, da macrorregional denominada de 'Capim Dourado, Amor Perfeito e Cantão', composta pelas cidades circunvizinhas da Capital. O evento é promovido no formato virtual, das 7h30 às 17h30, para os inscritos. A participação ainda está aberta e os interessados podem se inscrever Aqui. Após a inscrição, será enviado convite e o link para a participação.
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), instituição que está na organização da mobilização macrorregional 'Capim Dourado', convida os gestores dos Conselhos Municipais de Saúde, trabalhadores e sociedade em geral para se inscrever e participar de forma efetiva no evento.
No decorrer das conferências, participantes e delegados de cada município serão indicados de forma paritária para a Etapa Estadual, prevista para acontecer nos dias 29 e 30 de março.
Tema
Os gestores e profissionais que atuam na saúde e áreas afins terão a missão de debater o tema central: ‘A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS’.
Na programação do evento, serão apresentados e discutidos quatro eixos, sendo eles: ‘Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania’; ‘Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental’; ‘Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade’, e ‘Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia’.
Dentre as etapas da Conferência Estadual de Saúde Mental, que tem a realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS/TO), as mesmas já aconteceram na região do Bico do Papagaio, médio norte Araguaia e cerrado Tocantins Araguaia, e também na Ilha do Bananal e sudeste.