29 setembro 2011 às 10:08

ETI Eurídice Ferreira de Mello comemora aniversário com música

Um concerto com a Orquestra Sinfônica Dona Lindu marcou o terceiro aniversário da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello nessa quarta-feira, 28. A apresentação aconteceu no auditório da Escola com a presença do secretário Municipal da Educação, Zenóbio Júnior, que representou o prefeito Raul Filho, da diretora de ensino Fundamental da pasta, Jordana Jácome, diretores, professores e pais de alunos.

 

O secretário Zonóbio Júnior disse que a ETI Eurídice Ferreira de Mello foi a segunda unidade de tempo integral implantada e nesse curto período de tempo tem realizado um ótimo trabalho educacional e social na região Sul da capital. Ele destacou a “Orquestra Dona Lindu” como um desafio gratificante, que com o apoio da Prefeitura já se apresentou, inclusive, para o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

 

O Secretário lembrou ainda que o prefeito Raul Filho foi o idealizador dessa modalidade de ensino e que em breve novas unidades serão implantadas em Palmas. Zenóbio entende que por meio deste modelo de educação em tempo integral é possível proporcionar aos alunos diversas atividades não ofertadas nas escolas tradicionais, retira os menores das ruas, evita a delinquência juvenil e promove a inclusão social. A ETI Eurídice Ferreira de Mello conta atualmente com cerca de 1.200 alunos.

 

Concerto

A orquestra, com a regência do maestro Bruno Barreto, iniciou a apresentação com a execução do Hino Nacional e em seguida mostrou clássicos da música erudita e algumas de domínio popular, a exemplo de ‘Passarin do Jalapão’, do conhecido cantor e compositor tocantinense Dorivã, e ‘Coisas que a Lua Canta’, de Luiz Gonzaga.

 

O público teve a oportunidade ainda de conferir as interpretações das músicas ‘Corta Jaca’, de Chiquinha Gonzaga, ‘A Pantera Cor de Rosa’, de Henry Mamcini, ‘Concerto para um Verão’, de Alain Morisod, ‘Jesus Alegria dos Homens’, de Johaan Sebastian Bach, ‘Nessum Dorma’, de Giacomo Puccini, e ‘Cor te Partiro’, de Sartori Guarantotto.

 

Projeto

A Orquestra Dona Lindu é um projeto de extensão e cultura desenvolvido pela ETI Eurídice Ferreira de Mello iniciado em 2009. O primeiro passo foi selecionar os alunos de acordo com o interesse, fatores físicos, disponibilidade de tempo e autorização e acompanhamento dos pais. A partir daí, os professores iniciaram o trabalho e em um curto período de tempo o grupo começou a realizar apresentações em Palmas. Em 2010 aconteceu a consagração da orquestra, quando foi convidada para se apresentar na abertura do Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada, em Brasília, e para o então presidente Lula. Atualmente a orquestra conta com 53 alunos participantes, na faixa etária de 7 a 14 anos, dispostos em diversos instrumentos musicais.