Menu
Redes sociais

Etnia Pataxó recebe convite oficial para I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Etnia Pataxó recebe convite oficial para I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Data da publicação: 02/10/2015


Neste sábado, 03, o Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC) entrega à etnia Pataxó, dos municípios de Porto Seguro e de Santa Cruz de Cabrália (BA), o convite oficial para participação na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). A cerimônia será realizada na Aldeia Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, no extremo Sul baiano, a partir das 9 horas.

 

A entrega do convite contará com a presença do coordenador-geral dos JMPI, Carlos Terena, das lideranças indígenas Juari Pataxó e Karkaju Pataxó, representando a Superintendência de Assuntos Indígenas de Porto Seguro, da prefeita do município, Cláudia Oliveira, e de representantes estaduais e municipais do Governo da Bahia.

 

Durante a solenidade, haverá a apresentação da delegação Pataxó que irá participar dos Jogos, composta por 50 atletas, sendo 30 indígenas do sexo masculino e 20 do sexo feminino, e o Ato de Benza das cinco lanças oficiais, confeccionadas pelo povo Pataxó. “Este ato simbólico representa para nós, enquanto Pataxó, a importância de um processo de resistência histórica e a alegria de estarmos representando os povos do Nordeste nos Jogos”, afirma Juari Pataxó.

 

As lanças foram desenvolvidas por um pajé da aldeia e por um artesão do município de Coroa Vermelha, especialmente para os Jogos, a partir da matéria prima da palmeira Pati.

 

O representante do Comitê Intertribal, Carlos Terena, reafirma, por meio do convite, o reconhecimento do ITC a uma das mais antigas etnias a ter contato com os não indígenas, à época do descobrimento do Brasil. “A luta do povo Pataxó vem ao encontro de uma filosofia em memória aos nossos antepassados, que resistiram à intromissão do não índio à nossa cultura, e resgataram suas tradições, principalmente por meio dos Jogos”.

 

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão realizados na cidade de Palmas (TO), de 20 a 31 de outubro, e contará com 23 etnias nacionais e povos de cerca de 20 países, que representarão os indígenas de todo o mundo.