
Fale Conosco: a ouvidoria da saúde é mais um importante canal de comunicação dos usuários do SUS
O contato pode ser feito pelos telefones 0800 030 1515 ou 3218-5472, das 13 às 19 horas
Em Palmas, o cidadão pode pedir informação, denunciar, reclamar,
sugerir, solicitar ou até mesmo elogiar os serviços prestados pelo Sistema
Único de Saúde da Capital (SUS), de forma gratuita e com a certeza de que será
respondido o mais breve possível. Esse diálogo entre a sociedade e a gestão se
dá por meio da Ouvidoria do SUS que só em 2018 contabilizou mais de 1.800
registros, sendo todos respondidos. O contato pode ser feito pelos telefones 0800 030 1515 ou 3218-5472,
das 13 às 19 horas.
Os principais registros se referem solicitações sobre os diversos
assuntos que abrangem a área da saúde e de acordo com a responsável pela
Ouvidoria do SUS, Roselene Malta, esse processo de escuta do cidadão ocorre de
forma individual. “Podemos apenas orientar o cidadão e também sistematizar a
demanda apresentada por ele, encaminhar, acompanhar e responder ao cidadão
sobre as providências adotadas pelas áreas técnicas após respostas das mesmas”,
explica.
Na prática, depois de cadastrar a manifestação do cidadão, é gerado um
protocolo via sistema, onde posteriormente a demanda é direcionada, também via
sistema ou memorando, para cada área técnica responsável pelo assunto
apresentado. É dado um prazo de 20 dias úteis para área técnica responder a
demanda do cidadão que recebe a resposta por e-mail ou telefone.
“Buscamos propiciar um atendimento que seja capaz de mediar conflitos e
ser eficaz na busca de soluções, para informar e subsidiar os respectivos
gestores sobre a incidência dos problemas, servindo para mudanças positivas na
política de saúde”, complementa.
Edição e postagem: Lorena Karlla