22 setembro 2009 às 15:25

FCP e criador do projeto arquitetônico discutem melhorias para o Espaço Cultural

O arquiteto Paulo Henrique Paranhos, criador do projeto arquitetônico do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, está em Palmas nesta terça-feira, 22, para discutir junto com a Fundação Cultural de Palmas melhorias para a estrutura física do local.


 


Paranhos permanece durante todo o dia na sede da FCP, discutindo com os técnicos da instituição e o presidente, Pierre de Freitas, as demandas apontadas pelos produtores culturais para adequações no Espaço Cultural. Entre elas, estão a construção de bilheteria e banheiros para atender o Cine Cultura – Sala Sinhozinho e, especialmente, a ampliação do prédio para atender a demanda do Centro de Criatividade, que hoje tem cerca de 1,4 mil alunos.  


 


O projeto do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho foi criado em 1994. O prédio, inaugurado em 26 de setembro de 1996, abriga atualmente a maior parte das atividades do Centro de Criatividade, a Biblioteca Pública Jornalista Jaime Câmara, o Theatro Fernanda Montenegro, a Sala Sinhozinho (onde funciona o Cine Cultura), a Galeria Municipal de Artes e a sede administrativa da FCP.  


 


De acordo com o arquiteto Paulo Henrique Paranhos, o projeto original está aberto às mudanças necessárias. “O Espaço Cultural foi concebido já pensando nessas possibilidades, no momento que o próprio crescimento da cidade apontasse essas demandas”, declarou. Paranhos demonstrou emoção ao encontrar o fruto de sua imaginação sendo utilizado para a promoção da cultura em Palmas. “Tudo o que imaginamos se tornou real. Hoje, vejo que os dizeres de Fernanda Montenegro são reais. Palmas faz parte do circuito nacional de arte”, disse.