Feira de Ciências da Escola Municipal Paulo Freire aborda biomas do Brasil
Alunos trabalham cada projeto de acordo com faixa etária
Com o tema Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais, a Escola Municipal Paulo Freire realizou sua feira de ciências nesta quinta-feira, 5, na quadra de esportes. Envolvendo toda a comunidade escolar, foram desenvolvidos seis projetos referentes ao tema, permitindo a pesquisa e o desenvolvimento de atividades pedagógicas com alunos de todas as faixas etárias.
Com as turmas do pré-escolar, a investigação foi acerca do quanto de açúcar tem nas frutas. Os 1º anos trabalharam a tecnologia de geração de renda com as folhas do cerrado. As turmas do 2º ano descobriram os encantos do cerrado tocantinense, enquanto os matriculados no 3º ano a educação e sustentabilidade na caatinga. O 4º ano também priorizou o estudo do cerrado e suas belezas que encantam, alimentam e curam. Finalizando o tema, as turmas do 5º ano desenvolveram um purificador de água sustentável.
Diretora da escola, Josileide Gonçalves da Silva Postal considera a feira, que é resultado do trabalho o desenvolvido em sala e preparação para a Fecit, foi muito especial. “É gratificante ver o engajamento de todas as turmas e entusiasmo dos professores na busca por conhecimento. A culminância foi magnífica, tudo muito organizado e contagiante, ficamos todos satisfeitos com as exposições dos trabalhos e a participação de pais, amigos, professores, colaboradores, enfim, toda a comunidade escolar”.
Aluna das professoras Elisângela Alves da Silva e Lêda Araújo Rodrigues, Ana Clara Castro Ramalho, do 4º ano, cita de cor os seis biomas brasileiros e suas características. “Achei muito legal saber a quantidade de frutos que o cerrado dá”, disse. Josué Rocha Lima, de sete anos, aluno da professora Osmarina Aires, diz que gostou da feira como se fosse uma festa cheia de surpresas, e ficou particularmente impressionado com os animais empalhados. “Eles não têm sangue?”, perguntou, para receber na hora as explicações sobre o sistema circulatório e a técnica da taxidermia.