O Festival Gastronômico de Taquaruçu está inserido no calendário turístico de Palmas, e a cada ano vem revelando talentos na área gastronômica, despertando a criatividade dos participantes, além de reforçar a diversidade turística do local. Este ano, 41 participantes deram um show de criatividade e originalidade, fazendo a disputa ser mais acirrada. E o grande destaque desta edição foi a categoria de Comida Vegetariana, que atraiu o público pela curiosidade e pela diversidade de sabores, mostrando que veio para ficar.
O prato vendedor da categoria foi a Pizza de abobrinha, que trouxe para o circuito tempero diferenciado e um queijo à base de mandioca, batata e levedura nutricional. O chefe Elison Eugenio Coelho conta que sua grande inspiração foi sua esposa, que é vegana. “Sempre tivemos muita dificuldade ao sair para comer pizza, pois os queijos não eram bons, então resolvemos investir nisso.” Elison tem hoje uma pizzaria que atende apenas para entrega (delivery), a “Abobrinha Vegg”. Mas já pensa em abrir o espaço físico com o prêmio do festival, e acrescenta: “O público pode esperar novidade para o próximo ano, mas adianto que não será pizza.”
A Rota Gastronômica é outra categoria que mostrou a sua força e veio para valorizar os sabores de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Neste ano, quem levou a primeira colocação foi o Bistrô Casa das Flores, com o prato autoral da chefe Kênia Borges, que apresentou o Gravlax de tucunaré, um prato originário da Eslováquia, adaptado à gastronomia tocantinense. A releitura tem como base o peixe, o cajá e a tapioca. “Vencer foi muito bom, mas poder mostrar o que o Destino Taquaruçu pode oferecer durante todos os meses do ano é o retorno mais importante para todos nós que trabalhamos com turismo, gastronomia e lazer.”
E para quem não conseguiu provar os pratos durante o 16º FGT, todos podem ser saboreados nos estabelecimentos dos vencedores ou via delivery.
Confira a lista dos pratos vencedores
PRATO DOCE
1º – Pudim de Mangaba 03 Sabores – chef Ilzani Sousa;
2º – Brownieru – chef Laís Benício;
3º – Mimo do Cerrado – chef Fernanda Lopes.
ROTA GASTRONÔMICA
1º – Gravlax de Tucunaré – chef Kênia Borges/Casa das Flores;
2º – Trufa de Chambari – chef Victor Augusto/Vila dos Sabores;
3º – Baião da Mamãe – chef Marilon de Azevedo/Quintal do Chef.
COMIDINHA SALGADA
1º – Pastel Caryocar da Serra – chef Leydiane Castro;
2º – Marmitinha Sertaneja – chef Samyra Costa;
3º – Oxe My Dog – chef Ilana Borges
FOOD TRUCK
1º – Pizza Sabor da Terra – chef Maria do Bonfim;
2º – Bem Aí Hambúrguer – chef Thaynara Alves;
3º – Crepe Ouro do Cerrado – chef Suzana Lima
PRATO SALGADO
1º – Risoto Cremoso da Serra – chef Josué Amorim;
2º – Porko Loko – chef Débora Almeida;
3º – Chambasanha – chef Marina Mendes
VEGETARIANA
1º – Pizza de Abobrinha – chef Elison de França
2º – Encanto do Cerrado – chef Heverton Marinho
3º – Coxinha Ouro Velho – chef Maria do Socorro