17 fevereiro 2022 às 17:05

FMA participa da entrega da primeira rota de montanha sinalizada do Tocantins

Expectativa é que sinalização da Rota Rivoli ofereça mais segurança e contribua para a preservação dos recursos naturais ao longo do percurso

Mobilidade e segurança durante atividades esportivas e de lazer já é uma realidade para os desportistas que fazem o trajeto da Rota Rivoli de Ciclismo, que liga Palmas à região de Taquaruçu. Graças a uma parceria celebrada entre a Prefeitura de Palmas e o Movimento PMW Bike, por meio da Federação Tocantinense de Triatlhon (FTTRI) e demais parceiros será entregue neste sábado, 19, a primeira rota de montanha sinalizada do Tocantins.

A sinalização ciclo-turístico da Rota Rivoli conta com a identificação dos atrativos naturais presentes no percurso, para orientar os atletas tanto em relação à segurança, quanto à preservação ambiental. Além da fixação de placas ao longo do percurso, os técnicos da Fundação de Meio Ambiente também estão realizando fiscalização e monitoramento das atividades, e oferecem palestras educativas a fim de sensibilizar os frequentadores sobre responsabilidade ambiental, tanto pessoal, quanto coletiva.

 

Parceria

A parceria para implantar a sinalização na rota de ciclismo foi celebrada entre a FMA e a FTTRI no dia 24 de junho do ano passado, quando ficou acertado que caberia aos membros da Federação colaborar com as atividades de preservação empreendidas pela FMA na região, com a manutenção de corpos hídricos, proteção da fauna e flora, bem como com a manutenção da limpeza ao longo das trilhas.

A programação de entrega da sinalização terá início às 7h30, no estacionamento em frente ao Dertins, onde os ciclistas sairão em passeio até o ponto de encontro do Baiano, na região de Taquaruçu. O horário previsto de chegada é 10 horas, quando será servido um Buffet de chambari e frutas. O momento contará ainda com o show musical comandado por Sandro Peretto e Thiago Play.

O presidente da FMA, Fábio Chaves, comentou que a entrega da sinalização da Rota Rivoli será um momento simbólico sobre o compromisso do Município com a pauta esportiva e ambiental. “Estamos atuando fortemente para que Palmas ofereça à população acesso ao esporte, e ao turismo, utilizando os próprios recursos naturais, uma vez que a cidade goza de uma geografia privilegiada. E, esse incentivo ao esporte e ao lazer junto à natureza ainda traz um bônus de saúde; práticas que apontam para um círculo virtuoso em nossa cidade”, comentou Chaves.