
Formação integral de estudantes da rede educacional de Palmas alimenta sonhos para ingresso no Ensino Médio
Cerca de 160 alunos do 9º ano da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré se despedem do Ensino Fundamental em formatura nesta sexta-feira, 12
Nos corredores e salas de aula da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na quadra Arse 132 (1306 Sul), o clima nestes últimos dias do ano letivo é de despedida para os 160 estudantes que finalizam o Ensino Fundamental. Muitos ingressaram na unidade ainda no 1º ano. A formatura desses concluintes do 9º ano acontece nesta sexta-feira, 12, a partir das 19h, no auditório da unidade.
A expectativa de ingressar no Ensino Médio é um dos principais assuntos entre os jovens. Para eles, a escola foi decisiva no crescimento pessoal. “Foi um prazer estar aqui desde o primeiro ano. Fiz amigos e tive uma convivência melhor, com um ensino mais desenvolvido e envolvente. Levo daqui aprendizados e amizades para a vida toda”, afirmou Eduardo Felipe Ferreira, 15 anos, que pretende cursar o Ensino Médio no Instituto Federal do Tocantins, com foco na área do agronegócio.
“Estudo aqui desde o sétimo ano e posso afirmar que, de todas as escolas por onde passei, a ETI Almirante Tamandaré foi a que mais me marcou. Conheci pessoas que quero levar para a vida, que me deram apoio e me fizeram abrir a mente e ampliar meus conhecimentos”, disse Luiza Quirino Marques, 15 anos, que também atua como fiscal de turma. A aluna destacou o quadro de professores, que, segundo ela, foram essenciais no processo de aprendizagem, com cuidado e acolhimento.
O diretor da unidade, Daniel Tramontini, acompanha de perto essa transição e reforça o compromisso da escola em preparar os estudantes para os desafios futuros. “O Ensino Médio exige mais autonomia, organização e o desejo de permanência. Trabalhamos esses pilares durante todo o Fundamental, especialmente nos anos finais, para que a transição seja natural e eles possam seguir na formação educacional e profissional”, afirmou.
Escola
Com capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, a unidade, criada em 2017, atua em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha do Tocantins (Soamar-TO) na oferta de ensino integral do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e conta com uma estrutura composta por piscinas, vestiários, campo de futebol gramado, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, refeitório, auditório, dentre outros.
Texto: Taygo Mello
Edição: Juliana Matos




